A app ZOOMGUIDE, desenvolvida pelos estudantes do Mestrado em Engenharia de Software da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Pedro Carvalho e Afonso Cunha, foi um dos projetos vencedores dos World Summit Awards 2021, na categoria “Cultura & Turismo”.

Mais de 180 países marcaram presença na fase internacional deste concurso que premeia as melhores inovações digitais com impacto social e em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, culminando em 40 soluções vencedoras das mais variadas áreas e oriundas de 29 países.

O guia turístico “alimentado” por inteligência artificial criado pelos estudantes da FEUP foi uma delas, depois de já ter conquistado a etapa nacional da competição. A plataforma ZOOMGUIDE – que também já é uma startup – tem como objetivo principal tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, dando a possibilidade aos utilizadores de aceder a conteúdos multimédia disponíveis em várias línguas.

“A plataforma digital permite que organizações como museus, monumentos, palácios e cidades deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar”, avança Afonso Cunha, um dos fundadores do projeto.

Pedro Carvalho e Afonso Cunha frequentam o Mestrado em Engenharia de Software da FEUP. (Foto: DR)

Prremiada na edição de 2020 do Tourism Explorers como a melhor startup de turismo a nível nacional, a app pretende adaptar-se às necessidades dos vários públicos, dando às cidades e locais a oportunidade de interligarem ofertas e de promoverem a cultura e o turismo. Este ano, renovou a relevância do seu propósito, no rescaldo de dois anos em situação pandémica.

“A pandemia global demonstrou a importância das soluções digitais e os vencedores deste ano são um exemplo de como as aplicações no digital podem ajudar a proteger o ambiente, apoiar os cuidados de saúde, fornecer uma educação inclusiva e de alta qualidade, conectar pessoas e partilhar informações relevantes.”, destaca um dos fundadores.

Os próximos passos rumo ao futuro digital são revelados por Afonso Cunha: “Queremos expandir a rede de espaços culturais e cidades, continuar a desenvolver a tecnologia e dar os primeiros passos no estrangeiro”.

Sobre os World Summit Awards

A World Summit Awards (WSA), fundada na Áustria em 2003, é uma iniciativa global de prémios organizada pelas Nações Unidas com um claro foco na inovação digital com impacto social e na relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A WSA chega a empreendedores digitais em 187 países em todo o mundo e fornece uma plataforma única para todos os interessados na inovação digital orientada ao impacto. Seleciona e promove os melhores conteúdos digitais e aplicações inovadoras, tendo como objetivos tornar os benefícios da nova Sociedade da Informação acessíveis e significativos para toda a humanidade.