Uma equipa portuguesa, composta por três estudantes do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadores no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), aos quais se junta um estudante de mestrado do Politécnico de Leiria, foi a grande vencedora do ITU Machine Learning in 5G Challenge, uma competição internacional de inteligência artificial (IA).

Dinamizado pela International Telecommunication Union (ITU), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em tecnologias de informação e comunicação, o concurso desafiou os participantes a resolverem problemas do mundo real relacionados com redes de comunicações com base em soluções de código aberto e tecnologias padronizadas desenvolvidas para IA em redes 5G.

Sob o nome “BacalhauNET”, que já desvenda o desígnio do grupo, Daniel Granhão, Guilherme Carvalho, Tiago Gonçalves (todos eles estudantes da FEUP) e José Rosa (PL) desenvolveram uma rede neuronal para classificação de modulações em sinais de telecomunicações, que pode ser utilizada em problemas de utilização eficiente do espectro eletromagnético/5G.

“O nosso modelo é computacionalmente eficiente e, após um processo de compressão, atingiu o nível necessário de precisão que era requerido pelos organizadores da competição, tendo sido o modelo mais pequeno/computacionalmente eficiente submetido a concurso”, explica Daniel Granhão, um dos elementos da equipa.

O projeto apresentado conquistou um prémio monetário no valor de quase 6 mil euros, tendo concorrido com 1600 participantes que foram avaliados por um júri de acordo com critérios como a originalidade, qualidade do projeto, performance e aplicabilidade da solução.

“A distinção internacional enche-nos de orgulho e motivação para continuar a desenvolver algoritmos de IA, bem como formas mais eficientes de os implementar. A colaboração entre os elementos das diferentes instituições foi, sem dúvida, uma mais-valia, permitindo a partilha de experiência, métodos, boas práticas e conhecimentos”, descreve a equipa.

O projeto contou com orientação de Nuno Paulino e Luís Pessoa, docentes na FEUP e investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia do INESC TEC, e de Luís Conde Bento e Mónica Figueiredo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria.