O projeto para uma aplicação online capaz de combater as fake news valeu a Leonor Sá, Álvaro Samagaio e Diogo Malafaya , todos eles nomes dos estudantes de 5.º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a conquista da 4.ª edição da competição internacional Devogame by Devoteam, iniciativa que distingue as mais inovadoras soluções tecnológicas desenvolvidas por estudantes universitários de todo o mundo.

Depois de ter ultrapassado uma primeira “missão online”, onde era pedido aos participantes que implementassem uma solução de Inteligência Artificial, a equipa  ‘405 Found’ voltou a impor-se na semifinal da iniciativa, que decorreu em novembro passado, no escritório da Devoteam em Portugal. Foi aí que apresentou o projeto “TruCheck”, uma aplicação mobile que pretende combater as fake news e a crise de desinformação que vivemos atualmente através de um processo de verificação de factos em tempo real.

A final mundial da Devogame by Devoteam decorreu no passado dia 20 de dezembro, na sede principal da Devoteam, em Paris. Para além da equipa da FEUP, única representante portuguesa, estiveram também presentes cinco equipas provenientes da Alemanha, Arábia Saudita, França, Holanda e Sérvia.

A equipa portuense foi selecionada por um painel de júris liderado por Stanislas de Bentzmann, presidente e cofundador da Devoteam. Para além disso, o “Trucheck” foi também o projeto favorito na votação online disponibilizada ao público.

Os três estudantes foram premiados com uma viagem de sete dias a Singapura, onde vão participar na conferência tecnológica ‘FossAsia Summit’. (Foto: DR)

“Estamos muito contentes por ter provado ao júri o nosso valor. A vitória funcionou para nós como validação deste projeto e motivou-nos a possivelmente continuar a trabalhar e desenvolver esta ideia. É muito importante chamar a atenção das pessoas para as crises que estão a afetar o planeta e esta foi uma excelente forma de motivar estudantes a pensar fora da caixa e tentar encontrar soluções na tecnologia para resolver esses problemas”, destacam os estudantes.

Para Leonor, Álvaro e Diogo, “receber este prémio demonstra o bom nível de ensino da U.Porto – particularmente da FEUP, no panorama mundial. Para além disto, estas iniciativas são excelentes para fomentar o contacto entre os estudantes e as empresas, que cada vez mostra ser tão importante para a futura integração dos estudantes.”

Como forma de reconhecimento, os três estudantes foram premiados com uma viagem de sete dias a Singapura, a decorrer em março de 2020. Na ocasião, terão também a oportunidade de participar gratuitamente na conferência tecnológica de referência mundial ‘FossAsia Summit’.