Quatro estudantes de Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) alcançaram o 2.º lugar da EBEC Challenge Iberia, que juntou em Madrid mais seis equipas universitárias de Portugal e Espanha.

Lucas Santos, Francisco Pires, Rita Ramada e Mafalda Magalhães entraram na competição ibérica como “magic FoRMuLa” após terem vencido a fase local realizada na Faculdade de Engenharia em março deste ano.

“Tivemos a oportunidade de colaborar intensamente entre equipa e de partilhar conhecimento com os outros participantes, tendo sido uma experiência muito enriquecedora aos níveis pessoal e profissional”, avança a equipa da FEUP.

Os “magic FoRMuLa” na entrega do prémio de 2.º lugar na final da EBEC Challenge Iberia, em Madrid. (Foto: DR)

Em dois dias “intensos” de trabalho foram feitas diferentes propostas para o desafio de “Innovative Design” proposto pela organização. “Primeiramente, fomos desafiados a criar um protótipo de um túnel subaquático, utilizando uma impressora 3D para o fazer. No segundo dia, o objetivo era utilizar detritos de edifícios demolidos como material para uma máquina 3D que seria responsável por imprimir novos edifícios”, conta Rita Ramada.

Propostas estas que incentivaram a criatividade dos participantes e a exploração da combinação entre tecnologia e engenharia para criar soluções viáveis. “Ao mesmo tempo, fez-nos refletir sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais na construção”, acrescenta a futura engenheira informática.

No pódio da categoria “Case Study” ficaram ainda os “Eita Buh”, equipa composta por Diogo Sampaio, Pedro Gomes, Francisco Verdelhos e Rodrigo Costa, estudantes do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP. Alcançaram o 3º lugar na final ibérica, depois de se terem sagrado vencedores do desafio “Case Study” na ronda local no Porto.

A grande final ao nível ibérico foi disputada na Universidade Politécnica de Madrid, nos dias 5 e 8 de maio. Para além das duas equipas da FEUP, marcaram presença os vencedores de outras rondas locais (Coimbra, Aveiro, Lisboa, Madrid e Valladolid).