Já foram selecionados os oito projetos que vão representar Portugal na edição de 2021 dos World Summit Awards (WSA), uma iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social. Pedro Carvalho e Afonso Cunha, atuais estudantes do Mestrado em Engenharia de Software da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceram a etapa nacional na categoria “Cultura & Turismo” com a inovadora app ZOOMGUIDE, cabendo-lhes agora representar Portugal entre mais de 180 países que vão marcar presença na fase internacional do concurso.

Um guia turístico “alimentado” por inteligência artificial e que permite uma experiência mais imersiva. É este o propósito da aplicação móvel – que também já é uma startup – criada pelos estudantes e que permite aceder a conteúdos multimédia disponíveis em várias línguas.

“A plataforma digital permite que organizações como museus, monumentos, palácios e cidades deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar”, avança Afonso Cunha, um dos fundadores do projeto.

Tendo já sido premiada na edição de 2020 do Tourism Explorers como a melhor startup de turismo a nível nacional, a app pretende adaptar-se às necessidades dos vários públicos, dando às cidades e locais a oportunidade de interligarem ofertas e de promoverem a cultura e o turismo.

O modo de funcionamento é simples: através da aplicação móvel, acedida a partir de qualquer browser em www.zoomguide.app, os utilizadores tiram fotografias a pontos de interesse e recebem, de forma imediata, conteúdos multimédia (áudio, vídeo, texto, realidade aumentada, imagens e vídeo 360º em multi-idioma) que complementam a visita a espaços turísticos e culturais, tornando-se uma experiência verdadeiramente imersiva.

“As fotografias são analisadas através de inteligência artificial de forma a identificar quais os conteúdos apropriados a exibir para os vários pontos de interesse. É uma tecnologia que não necessita de qualquer tipo de identificador físico, como códigos QR ou beacons, uma vez que consegue reconhecer os próprios objetos e espaços através das suas características visuais inerentes”, explica Afonso Cunha.

Apesar de o projeto já se encontrar em pleno funcionamento, os estudantes de Engenharia de Software não pretendem ficar por aqui. Querem expandir a sua rede, em Portugal e lá fora, e continuar a investir no desenvolvimento da tecnologia, e em especial na área da realidade aumentada, com o objetivo de “cumprir a nossa missão de tornar a descoberta do património cultural numa experiência mais interativa, imersiva e acessível.”

A ZOOMGUIDE, fundada em 2020 no seio da crise pandémica, foi ainda a startup vencedora do Aveiro Urban Challenges 2021, na categoria de Guia Turístico Inclusivo, e venceu o 1.º lugar no concurso de inovação Tech Days, promovido pela Câmara Municipal de Aveiro.

Sobre os World Summit Awards 2021

A World Summit Awards é uma iniciativa global de prémios organizada pelas Nações Unidas com um claro foco na inovação digital com impacto social e na relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A WSA seleciona e promove os melhores conteúdos digitais e aplicações inovadoras. O seu objetivo é tornar os benefícios da nova Sociedade da Informação acessíveis e significativos para toda a humanidade e, em particular, promover a consciencialização e dar o merecido reconhecimento público a uma iniciativa baseada em aplicações digitais da mais alta qualidade.