A equipa ‘405 Found’, composta por Leonor Sá, Álvaro Samagaio e Diogo Malafaya, todos eles estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), estão na lista dos seis finalistas da quarta edição do Devogame by Devoteam, uma competição internacional que premeia as melhores e mais inovadoras soluções tecnológicas propostas por estudantes universitários.

Depois de terem ultrapassado uma primeira “missão online”, onde era pedido aos participantes que implementassem uma solução de Inteligência Artificial, os estudantes da FEUP participaram na semifinal da iniciativa, que decorreu passado dia 28 de novembro, no escritório da Devoteam em Portugal. Foi aí que apresentaram o projeto “TruCheck”, uma aplicação mobile que pretende combater as fake news e a crise de desinformação que vivemos atualmente através de um processo de verificação de factos em tempo real.

A fase final do Devogame by Devoteam vai decorrer na sede mundial da Devoteam em Paris, no próximo dia 20 de dezembro. À equipa ‘405 Found’, única representante portuguesa, juntar-se-ão ainda cinco equipas provenientes da Alemanha, Arábia Saudita, França, Holanda e Sérvia.

A equipa da FEUP garantiu o “passaporte” para a fase final do Devogame depois de ter vencido umas das semifinais, realizada em Portugal. (Foto: DR)

A equipa vencedora, selecionada por um painel de júris liderado por Stanislas de Bentzmann, presidente e cofundador da Devoteam, vai ganhar uma viagem de sete dias a Singapura e bilhetes para o FossAsia Summit, que terá lugar em março de 2020.

O vencedor da fase final vai ser determinado com a ajuda de uma votação online, aberta a toda a comunidade. A votação decorre até ao próximo dia 19 de dezembro.

Mais informações sobre a competição estão disponíveis aqui.