(foto: D.R.)

O festival ROBOTICA2016 realizou-se de 4 a 8 de maio, em Bragança (Foto: DR.)

Hugo José Magalhães Costa e Pedro Miguel Santos Tavares, estudantes do 1.º ano do Programa Doutoral em  Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram os vencedores da prova Robot@Factory do festival nacional de robótica, ROBOTICA2016, que decorreu em Bragança.

A prova Robot@Factory procura recriar um problema inspirado nos desafios que um robô autónomo tem de enfrentar durante a sua utilização numa fábrica. Esta fábrica é constituída por um armazém de aprovisionamento, um armazém de produto final e oito máquinas de processamento. O objetivo da competição passa por conseguir que o robô transporte caixas entre armazéns e máquinas em tempo mínimo e navegando entre obsctáculos. A competição decorreu em três mangas que apresentam desafios de dificuldade crescente, permitindo a transição gradual ao nível de complexidade e exigência técnica.

Além do prémios conquistado, a FEUP esteve ainda representada com outros seis estudantes e três docentes (António Paulo G. M. Moreira, Paulo Gomes da Costa e Armando Sousa) em quatro provas da competição.

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) e organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança, o ROBOTICA2016 decorreu entre os dias 4 a 8 de maio, consistindo numa série de competições em diversas provas, categorias e demonstrações de robots e sistemas relacionados com a robótica. Pretendeu ainda ser um encontro Científico para apresentação de trabalhos de estudantes e investigadores nacionais e internacionais na área da robótica.

Mais informações em http://robotica2016.ipb.pt/indexpt.html.