Um grupo de estudantes e docentes das unidades curriculares ligadas ao desenho e desenvolvimento de jogos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC/FEUP), Mestrado em Multimédia (MM/UP) e Licenciatura em Design de Comunicação (LDC/FBAUP) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) participaram na 6.ª edição do Lisboa Games Week, que decorreu de 21 a 24 de novembro. É o maior evento de videojogos em Portugal, tendo mobilizado já cerca de 43 mil alunos e professores a nível nacional em cinco edições do evento.

O principal objetivo do Lisboa Games Week é despertar o interesse das crianças e jovens nas várias áreas disciplinares que convergem para a produção do videojogo e dar a conhecer as oportunidades formativas necessárias à profissionalização na área da criação e desenvolvimento de videojogos. Para isso o Serviço Educativo do Lisboa Games Week juntou vários parceiros de referência nesta área, tendo a FEUP tido a oportunidade de mostrar os projetos e as unidades curriculares de desenho e desenvolvimento de jogos do MIEIC e do MM. Durante 4 dias quem passou pela Loading Zone do evento ficou a conhecer os projetos multidisciplinares desenvolvidos nestas unidades curriculares, que envolvem também os estudantes de Seminário de Design II da LDC (FBAUP), na vertente de modelação 3D.

A integrar a comitiva da FEUP esteve também o Núcleo de Estudantes de Computação Gráfica e Multimédia (NECGM) que teve assim oportunidade de mostrar a sua atividade nesta área, nomeadamente a organização do GameDev Meet, um evento mensal que ocorre todas as últimas sextas-feiras do mês no Pólo Zero, na baixa do Porto, e que reúne a comunidade de GameDev da zona norte.

“Este convite para participar na Lisboa Games Week foi uma excelente oportunidade para divulgar a atividade da FEUP no ensino e investigação de desenho e desenvolvimento de jogos digitais, dar visibilidade aos projetos dos estudantes e com isso estabelecer novos contactos e parcerias com as empresas e comunidade de GameDev. Temos projetos multidisciplinares, envolvendo estudantes de diferentes cursos e unidades orgânicas em configurações semelhantes às que se encontram na indústria (programação, design e modelação 3D, design de som) e os resultados são bastante interessantes, como reconhecido por vários dos visitantes”, salienta Rui Rodrigues, regente de uma das unidades curriculares e responsável pela coordenação da comitiva de estudantes.

Além do professor Rui Rodrigues, estão envolvidos nas unidades curriculares referidas os professores Filipe Rodrigues, Eduardo Magalhães, Pedro Cardoso e António Coelho, tendo estado também envolvidos na organização desta representação através do grupo Graphics, Interaction and Games (GIG) do Departamento de Engenharia Informática da FEUP.