“007: License to Hack” é o nome do novo curso de verão sobre cibersegurança lançado pelo BEST Porto, grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a realizar-se de 31 de agosto a 9 de setembro, no Porto.

Direcionado a estudantes provenientes de quaisquer instituições de ensino superior em Portugal nas áreas de Engenharia e Ciências, o evento tem como objetivo complementar a formação académica, transmitindo conhecimentos nas áreas de cibersegurança, ameaças de ataques e programação.

Dividido em cinco temáticas – criptografia, hacking, cibersegurança pessoal, legalidade na cibersegurança e segurança de redes – o programa do curso conta com componentes práticas e didáticas, acompanhadas de diversão e socialização entre os diversos participantes.

Serão 16 os estudantes escolhidos para participar neste curso de verão, lecionado por especialistas e professores das áreas, que pretende dar aos participantes as ferramentas necessárias para futuras carreiras profissionais, tornando-os, simultaneamente, mais informados e proficientes num tema atual e fraturante da sociedade.

A organização avança ainda que a iniciativa se insere nos objetivos da BEST (Board of European Students of Technology) a nível internacional, “apoiando estudantes europeus de tecnologia na formação de uma mentalidade multicultural, desenvolvendo competências de trabalho e voluntariado em ambiente global e criando uma oportunidade para os membros da organização partilharem conhecimento e ganharem experiência na preparação destes eventos”.

As inscrições para o “007: License to Hack” estão abertas até 24 de julho e poderão inscrever-se todos os alunos que frequentem instituições de ensino superior portuguesas à data do evento em cursos das áreas de Engenharia e de Ciências.

Sobre o BEST Porto

Fundado há 25 anos, com sede na FEUP e com representação na FCUP, o BEST Porto conta com a participação de mais de 60 membros ativos. A nível local, abrange mais de 10.000 alunos de ambas as faculdades e organiza, anualmente, mais de 10 eventos locais e internacionais, que têm como principal objetivo o desenvolvimento dos estudantes, proporcionando-lhes um ambiente saudável e competitivo em que podem ter um primeiro contacto com o mundo empresarial e desenvolver soft skills.

O BEST – Board of European Students of Technology – é uma organização europeia sem fins lucrativos, não representativa e voluntária. Presente em 33 países, o BEST tem 92 grupos locais, conta com mais de 3.300 membros associados e atinge cerca de 1,3 milhões de estudantes de tecnologia por toda a Europa.