São 23 proto-startups criadas por cerca de 250 estudantes inscritos na unidade curricular de Laboratório de Gestão de Projetos (LGP), provenientes de cursos da Faculdade de Engenharia (FEUP) e envolvendo também cinco estudantes da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), todos da Universidade do Porto. Durante um semestre, estes estudantes estiveram organizados numa lógica empresarial com o objetivo de desenvolverem projetos capazes de dar resposta a problemas reais identificados pelas 16 organizações associadas à edição deste ano do “LGP Challenge: Linking Great Partners”.

A apresentação final vai acontecer no dia 2 de junho, às 14h00, no Auditório José Marques dos Santos. Na ocasião, os estudantes vão subir a palco para apresentar os projetos de base tecnológica desenvolvidos sob o mote “Learning by Innovating”, por incidirem na promoção da aprendizagem através do desenvolvimento de soluções inovadoras, pretendendo-se reforçar a importância da ligação da Universidade com as empresas.

Como referiu a Comissária Europeia da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude Mariya Gabriel no lançamento da iniciativa Europeia “Innovation Capacity Building for Higher Education”, as universidades desempenham um papel crítico no desenvolvimento e crescimento dos ecossistemas de inovação locais e regionais.

Ao promover a experimentação e a ligação entre ciência, tecnologia, cultura e arte, este projeto educativo da U.Porto, que este ano contou com o apoio do projeto INVENTHEIInnovation and Entrepreneurship in HEIs, enquadra-se nos fundamentos da iniciativa europeia, desenvolvendo nos estudantes as competências que lhes permitem criar soluções inovadoras que resultam de uma mentalidade criativa e interdisciplinar.

Gil Gonçalves, coordenador da unidade curricular e Professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP, destaca que esta iniciativa é essencial para que “os estudantes compreendam que o espírito colaborativo, empreendedor e criativo são ingredientes fundamentais na inovação e no sucesso de qualquer projeto”.

“O LGP, através do seu modelo de ensino-aprendizagem e das ligações que promove e potencia entre a edução, a investigação, a indústria e a sociedade, pretende ter um impacto sistémico na universidade, contribuindo para aumentar a capacidade de inovação e empreendedorismo dos seus estudantes, bem como potenciar o contributo dos estudantes e da universidade para o ecossistema de inovação regional”, acrescenta o docente.

Inovação e empreendedorismo em destaque

O Linking Great Partners – Learning by Innovating está dividido em quatro atos. O primeiro – learning with society – é composto por um painel com as startups de LGP que desenvolveram soluções em colaboração com associações (por exemplo, a Associação do Porto de Paralisia Cerebral) e com unidades de investigação.

Os segundos e terceiros atos – learning with industry – incluem as startups de LGP que desenvolveram soluções em colaboração com empresas de diferentes áreas (consultoria tecnológica, soluções informáticas, indústria transformadora, saúde, etc.).

O último ato – learning with the market – inclui as startups que exploraram ideias propostas pelos estudantes e desenvolveram esses produtos interagindo com o mercado.

A partir da aplicação de métodos ágeis de desenvolvimento de software e de lean experimentation, os estudantes desenvolveram soluções tecnológicas inovadoras, como é o caso do ViverDM1.com, uma aplicação que fornece informações cruciais sobre vários aspetos relacionados ao Diabetes Militus tipo 1. A grande mais-valia do projeto é que permite comunicar facilmente com uma equipa de médicos especializados e encontra apoio da comunidade, a pedido do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

Nesta edição de 2023 foi também concebido o produto Digital Yamazumi, uma solução que permite monitorizar e otimizar linhas de montagem na indústria, e ainda a app Wokka que pretende ajudar os jovens na gestão do tempo.

Destaque também para a aplicação ComPass, desenvolvida em parceria com a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, que permite às pessoas com deficiência mental e aos seus cuidadores preencherem formulários e deixar apontamentos sobre as suas necessidades. Estes são apenas alguns exemplos dos produtos que vão ser apresentados durante o evento.

Para Raul Vidal, Professor Emérito da FEUP, “ao envolver estudantes de várias esferas curriculares e de perfis distintos num trabalho colaborativo que instiga o pensamento crítico e criativo, o LGP assume-se como uma oportunidade ímpar para desenvolver competências nas áreas de gestão de projeto, trabalho em equipa, interação com os clientes, marketing, comunicação, e tantas outras valências que fazem dos nossos estudantes futuros profissionais com um perfil verdadeiramente diferenciado e os preparam para serem futuros líderes”.

O Linking Great Partners – Learning by Innovating pode ainda ser acompanhado nas redes sociais e no canal de Youtube do evento.