Dupla de Guimarães foi a mais forte numa final em que se debateu a permanência de Portugal na União Europeia (Foto: SdDUP)

Rita Caldas e José Miguel Rocha, estudantes das faculdades de Engenharia (FEUP) e da Letras (FLUP) da U.Porto, respetivamente, são os vencedores do III Campeonato de Debates da Universidade do Porto, promovido pela Sociedade de Debates da U.Porto (SdDUP).

No debate de todas as decisões, realizado no passado dia 29 de maio, na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), a “arte de argumentar” da equipa “Guimarães Manda!” impôs-se às outras três duplas finalistas. “Esta Casa Abandonaria a União Europeia” foi a moção que esteve em debate.

O III Campeonato de Debates da Universidade do Porto chegou ao fim após um conjunto de debates iniciados a 23 de abril e que atravessaram os vários espaços do campus universitário. Ao longo da competição, 32 oradores e 16 equipas provenientes das 14 faculdades da U.Porto tiveram a oportunidade de se confrontar numa série de rondas preliminares, das quais saíram as quatro finalistas.

Para além da equipa vencedora, a final da competição contou ainda com a participação dos “Duarte & Cia”, formados por Duarte Canotilho (FDUP) e Joana Carrilho (ICBAS); dos “YOLO”, uma dupla composta por  Rita Moreira (FDUP) e Sofia Laranjeiro (FLUP); e dos “Debates Gourmet”, servidos por  Tiago Veloso (FMUP) e Daniel Fonseca (FEUP), ambos igualmente estudantes da Porto Business School. Joana Carrilho levou o prémio de melhor oradora do Campeonato.

Para Sofia Laranjeiro, recém-eleita secretária-geral da SdDUP, a competição “excedeu todas as expectativas. Entre participantes, adjudicadores e organizadores envolveu mais de quarenta pessoas, foram percorridos  os três pólos da Universidade do Porto (Asprela, Centro Histórico e Campo Alegre), tendo sido notória uma enorme evolução na qualidade dos debates”, avalia a responsável.

A Final do III Campeonato de Debates da U.Porto antecedeu a Gala de Encerramento da SdDUP, um evento que teve lugar no Hotel Ipanema Park e que coincidiu com a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Sociedade.

Sobre a SdDUP

Criada em setembro de 2010 com o objetivo de promover o debate e o espírito crítico entre a comunidade académica, a SdDUP tem atualmente cerca de 500 associados, entre estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento, assim como alumni e docentes da Universidade do Porto. Desde a sua fundação, já realizou centenas de debates por toda a Universidade,destacando-se ainda na realização de conferências, eventos de formação e pela participação em competições internacionais com sociedades de debates homólogas que atuam nas melhores universidades do mundo.

Mais informações sobre a SdDUP aqui ou na página da Sociedade no Facebook.