vencedores_a_cidade_do_porto_no_contexto_europeu_01

Solução desenvolvida pelos estudantes da U.Porto sugere um conjunto de setores priotirários para a atração de investimento para o Porto. (Foto: APA)

Uma equipa de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai viajar no próximo mês de maio até Bruxelas, na qualidade de vencedora da competição de casos de estudo “A Cidade do Porto no Contexto Europeu”, cuja final decorreu no passado dia 10 de abril, na Câmara Municipal do Porto.

Gonçalo Sobral Martins, João Parreira, José Guilherme Sousa e Rui Maciel são estudantes das licenciaturas em Economia e Gestão da FEP e apresentaram um conjunto de propostas tendo em vista a priorização de setores na atração de investimento para a Invicta. Como prémio, a equipa recebeu então uma viagem ao Parlamento Europeu.

Recorde-se que as equipas participantes neste concurso (compostas por três ou quatro estudantes inscritos nas licenciaturas ou mestrados da U.Porto) foram desafiadas a desenvolver soluções para problemas reais da cidade portuense, procurando reforçar o posicionamento da mesma no contexto europeu. Entre os temas propostos incluíam-se áreas tão diversas como a animação noturna, a captação de investimento externo ou o desenvolvimento social e económico.

O júri da final foi composto por Manuel Pizarro, vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Ana Tavares Lehmann, Vice-Presidente da CCDR-Norte e professora da Faculdade de Economia da U.Porto, Renata Blanc, docente da FEP, Pedro Teixeira, Vice-Reitor da U.Porto com o pelouro da Formação e organização académica, e Fernando Paulo, Diretor da Presidência da CMP. A sessão contou ainda com a participação do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Esta competição de casos de estudo foi promovida pela Academia Política Apartidária (APA), organismo dinamizado por estudantes da U.Porto, com o apoio da CMP, do Parlamento Europeu e do Europe Direct Porto.