A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foi a grande dominadora da primeira edição do Prémio de Economia Porto, ao conquistar o primeiro prémio e as duas menções honrosas atribuídas no âmbito do galardão criado pela Câmara Municipal do Porto para distinguir as melhores dissertações académicas ou trabalhos de investigação apresentados anualmente, sobre a economia da cidade.

Rui Azevedo, estudante do Mestrado em Economia e Gestão Internacional, foi o vencedor do Prémio, com a dissertação “Collective actions to attract, facilitate and incorporate international talent in the city of Porto”, orientada pelo docente Luís Carvalho.

As duas menções honrosas foram atribuídas às dissertações “City Branding e Inovação: O Papel do Branding Local no Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da Asprela (Porto)”, de Ivo Pereira (Mestrado em Economia e Gestão da Inovação), realizada sob orientação de Luís Carvalho, e “Co-creation in Place Branding: The Element Community in Mercado Temporário do Bolhão Brand”, de Miguel Leal (Mestrado em Gestão), que teve como orientadores os docentes João Proença e Beatriz Casais.

Sobre o Prémio de Economia Porto

Com periodicidade anual, o Prémio de Economia Porto tem como objetivo contribuir para o melhor conhecimento da economia da cidade e, dessa forma, ajudar a desenvolver políticas públicas que melhorem o tecido económico e a qualidade de vida dos portuenses.

Os trabalhos a concurso nesta primeira edição foram avaliados conforme a sua relevância social e económica, a originalidade, relevância e qualidades científica, mas também pela capacidade de transferência e aplicabilidade e clareza e qualidade da redação.

O vencedor receberá um prémio no valor de 1500 euros, cabendo a cada uma das menções honrosas um valor de 500 euros.