Sara Leal e Marcela Rodrigues, ambas estudantes do Programa Doutoral em Geociências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadoras do Instituto de Ciências da Terra, venceram o Prémio Jovem Investigador do XII Congresso Ibérico de Geoquímica (CIG2019) / XX Semana da Geoquímica.

Sara Leal foi distinguida na categoria de melhor apresentação oral, pela apresentação do trabalho “Mineralogia e temperatura de formação das mineralizações auríferas de Bigorne, Norte de Portugal”.

Já Marcela Rodrigues distinguiu-se pela apresentação do póster intitulado “Estudos de inclusões fluídas e inclusões de melt em dois pegmatitos graníticos do Centro de Portugal”.

O trabalho das duas doutorandas da FCUP foi distinguido entre mais de 40 trabalhos a concurso. A avaliação teve em conta aspetos como a qualidade do trabalhos, a apresentação (oral ou póster) e a qualidade de comunicação dos candidatos.

O CIG2019 decorreu na Universidade de Évora, entre os 22 e 25 de setembro. O evento contou com a participação de geoquímicos, geólogos, mineralogistas e químicos de toda a Península Ibérica, que tiveram a oportunidade de apresentar os mais recentes desenvolvimentos científicos e técnicos nas diversas especialidades da geoquímica.