Clique na imagem para consultar a proposta dos estudantes do Mestrado em Arquitetura Paisagista da FCUP.

Estudantes do primeiro ano do Mestrado de Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com a supervisão dos docentes Teresa Marques, Isabel Martinho da Silva e Nuno Costa, conquistaram o prémio do júri do concurso internacional de ideias  Lx Campus Ideas Competition, promovido pela conferência internacional Landscape and Life.

O concurso pretendia iniciar uma discussão sobre o futuro arranjo urbanístico do Campus da Universidade de Lisboa, solicitando aos concorrentes a apresentação de soluções para melhorar o uso do espaço pela população académica, e colocava grande ênfase na abertura do espaço à cidade e à população no geral.

A proposta apresentada pelos estudante da FCUP usa o espaço exterior com um elemento de integração entre as diferentes instituições do Campus de Lisboa, e entre o campus e o tecido urbano adjacente. Remove todos os artifícios de apropriação territorial existentes para conseguir um espaço coerente, interligado e inclusivo.

O novo campus oferece oportunidades para mobilidade suave, recreio ativo e passivo, e interação social entre diferentes grupos de utilizadores e faixas etárias.

O espaço foi organizado num coração que inclui a alameda cerimonial e um novo parque multifuncional construído no lugar do atual parque de estacionamento. Este coração está ligado a vários outros espaços públicos mais pequenos e intimistas, e a várias portas que abrem o campus à cidade.