Três produtos desenvolvidos por equipas da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão entre os dez finalistas do Prémio Ecotrophelia 2020, um galardão que distingue as melhores propostas de produtos alimentares eco-inovadores apresentadas por estudantes do Ensino Superior.

Entre as equipas que se destacaram está a Megasnacks, de Alexandra Monteiro, Ana Beatriz Alves, Ana Gabriela Cabilhas, Andrea Cristiane Ferreira e Bruna Barbosa, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN). As estudantes criaram o WOWmega3, um snack “on-the-go”, com mega nutrientes e um sabor WOW, ideal para o lanche dos mais novos. 

Dos snacks à refeição principal ou mesmo entrada, está também entre os finalistas a recriação, mais saudável, de um produto tradicional português – o pastel de bacalhau. As Rice ‘N’ Nice, estudantes do MTCA, Filipa Campos, Joana Lopes, Mónica Moura e Sara Alves, desenvolveram uma versão sem batata, com couve-flor e um subproduto da indústria arrozeira, ultracongelado. 

E por falar em tradição, a VeggieDica criou uma bebida vegetal de uma leguminosa bem conhecida dos portugueses – o tremoço,  com aromas naturais de limão e canela. Desta equipa fazem parte Ana Beatriz Cunha, Bruna Mota, Vanessa Teixeira e Susana Pereira, do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA) e Ana Pinto e Sofia Coimbra, do MCCN

Produtos vão a provas em setembro

Estas três equipas foram dinamizadas pelos docentes da FCUP Luís Miguel Cunha, Susana Fonseca e Célia Rocha, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território/GreenUPorto, no âmbito da Unidade Curricular Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, dos Mestrados em Ciências do Consumo e Nutrição e em Tecnologia e Ciência Alimentar.

Os finalistas vão marcar presença na final do prémio Ecotrophelia 2020 que se realiza no próximo dia 3 de setembro. A competição final será marcada pela apresentação oral dos projetos ao Júri Nacional e degustação dos produtos desenvolvidos e terá lugar na Casa do Vinho Verde, no Porto.