Quatro estudantes do Mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) são autores de um dos projetos finalistas da edição deste ano da Streetlife Design Competition, a maior competição internacional para futuros arquitetos paisagistas.

O desafio proposto aos estudantes consistia em redesenhar um local e apresentar uma proposta de intervenção para o mesmo. Em “The Golden Connection“, Mayara Mendes, Alex Albuquerque, Isabelle Freitas e Mariana Horta propõem uma “ligação dourada” entre todo o polo do Campo Alegre, aproveitando os diferentes espaços verdes ali existentes.

Na prática, essa “ligação” é assegurada através de um passadiço que sobe até à copa das árvores (treetop walkway) e garante, por exemplo, uma vista privilegiada  sobre o Rio Douro ou a Ponte da Arrábida.

(Foto: DR)

“A nossa proposta centra-se na relação dos diferentes edifícios universitários e dos seus espaços verdes, a fim de promover um impacto positivo nos aspectos sociais e ecológicos da cidade.” lê-se na descrição do projeto.

“Além de proporcionar um acesso universal a espaços verdes públicos seguros e inclusivos, num ambiente urbano onde as pessoas podem desfrutar de atividades divertidas e relaxantes, o passadiço no topo das árvores é uma peça metálica escultórica que brilha no meio da vegetação”, acrescenta a equipa a liderada pelo docente José Miguel Lameiras.

A equipa da FCUP é liderada pelo docente José Miguel Lameiras (à dir.ª). (Foto: FCUP)

Selecionado entre as 70 propostas apresentadas a concurso, quatro das quais provenientes da FCUP, o “The Golden Connection” figura agora entre os 12 projetos finalistas para a conquista de um dos sete prémios em disputa, com valores compreendidos entre os 1.000 e os 7.000 euros.

Os estudantes terão ainda a oportunidade de apresentar a ideia em Leiden, na Holanda, no próximo dia 24 de março, data marcada para a cerimónia de entrega de prémios.