Mais de 40 estudantes das Faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto participaram, entre os dias 19 de novembro e 6 de dezembro, em mais uma edição do SciTeCh, uma competição dinamizada pelo BEST Porto e que este ano regressou ao regime presencial.

Dividida em três categorias distintas – Team Design, Case Study e Debates – , esta “maratona” de ciência e tecnologia contou com a participação de 24 estudantes da FCUP e 17 da FEUP. Para além de resolverem os desafios propostos por diversas entidades parceiras, os estudantes puderam ainda participar em diversas sessões informativas e formações.

Na categoria de Team Design, as equipas participantes foram desafiados pela Organização Não Governamental Focus on Critical Actions (FOCA), a criar um protótipo de apanhador de lixo capaz de separar detritos da areia, utilizando materiais simples e sustentáveis. Em “troca”, tiveram a oportunidade de participar numa formação dada por aquela organização criada por Ana Rita Barros, alumna da FCUP e estudante do mestrado integrado em Engenharia do Ambiente da FEUP.

scitech

Os “Gaúcho”, equipa composta por estudantes da FEUP, ficaram em 1º lugar na competição de Team Design.

Já na competição de Case Study, os participantes tiveram de identificar dois problemas na U.Porto e apresentar soluções, num desafio patrocinado pela empresa Confienergy. As formações foram dadas pelo docente da FEUP, João Pêgo.

Na competição de Debates, os estudantes debateram a cibersegurança nos carros autónomos, se os humanos deveriam continuar a conduzir no futuro com a existência de carros autónomos e se todos os carros deveriam ser elétricos. O tema foi proposto pela empresa Continental Engineering Services.

scitech-debates

Os debates, que tiveram lugar na FCUP, foram uma das competições a decorrer em formato presencial do SciTech’21.

Os vencedores

No que toca aos vencedores da SciTeCh’21, a equipa Elec-tricks (composta por estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Física – MIEF, da FCUP e da FEUP) foi a melhor na categoria de Case Study, Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, a Super Science (que integrou estudantes das licenciaturas da FCUP em Física, Ciências e Tecnologia do Ambiente e MIEF) e os Tectronics (todos eles estudantes da FEUP).

Na categoria de Team Design, a vitória foi para a equipa Gaúcho, composta por estudantes da FEUP. Em segundo lugar ficaram os Bestiais, que juntaram estudantes de Física e do MIEF, com os Tectronics a fechar novamente o pódio.

Já na competição de Debates, a equipa vencedora foi a 3 & Falha – composta por estudantes da FEUP e da Licenciatura em Biologia da FCUP -, seguida pelos  Tectronics e pelos Elec-tricks.

Para além dos prémios, todos os estudantes participantes na SciTeCh’21 terão ainda direito a 1,5 ECTs no âmbito do respetivo curso.