“Está a ler demasiadas notícias sobre a Covid-19! Leu 25 artigos durante a última hora!” Este é um dos avisos que podem ser dados pela n3wstr4ck, uma aplicação online desenvolvida por uma equipa de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) como forma de ajudar a combater as fake news e proteger os utilizadores em relação à quantidade de notícias que leem.

Numa altura em que a desinformação pode, não só levar à expansão da pandemia, como à degradação da saúde mental da população, esta aplicação, que será disponibilizada a partir de junho como extensão para o Google Chrome, pretende funcionar como uma espécie de assistente pessoal. Para além de contar o número de notícias que o utilizador lê, a n3wstr4ck avalia-as e classifica-as de acordo com a legitimidade e o tópico, com base em tecnologias de Inteligência Artificial.

“A aplicação proporciona feedback visual instantâneo ao utilizador através da classificação das notícias, sem comprometer a normal utilização do browser. Como um indicador de saúde mental, a aplicação indica o número de artigos lidos por dia, assim como um conjunto de estatísticas relevantes”, explica João Resende, estudante do doutoramento em Informática e docente da FCUP.

Outra característica desta solução é que permite “que o próprio utilizador conceda o seu juízo de valor sobre a essência da notícia, quer esta não corresponda às suas expectativas ou haja suspeita de fraude”. “Desta forma, terão um papel ativo, tornando a experiência orientada à sua utilização”, conta Inês Martins, estudante do mestrado em Data Science.

“Consideramos que é importante haver um foco principal nas comunicações feitas por autoridades oficiais e controlar o número de notícias que lemos por dia”, defende.

Por detrás desta aplicação estão também Patrícia Sousa, estudante do doutoramento em Informática e docente da FCUP, e André Cirne, estudante do mestrado em Segurança Informática.

exemplo_aplicacaoFCUP

A aplicação desenvolvida pelos estudantes da FCUP estará brevemente disponível no Google Chrome. (Foto: DR)

Solução criada após dois dias de “maratona”

A n3wstr4ck  tem a particularidade de ter sido desenvolvida em apenas 48 horas, no âmbito da maratona de programação Hackathon EUvsVirus, uma iniciativa da Comissão Europeia que desafiou participantes de toda a Europa a desenvolverem soluções inovadoras para o combate à Covid-19. A equipa da FCUP alcançou o 5.º lugar entre os 67 finalistas da categoria “Mitigação da Propagação de Fake News”.

Também a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto participou nesta iniciativa, tendo conseguido posicionar duas equipas no grupo dos finalistas das respetivas categorias.

O Hackathon EUvsVirus decorreu nos dias 24, 25 e 26 de abril. Mais de 20 mil pessoas de toda a União Europeia participaram com 2.150 soluções apresentadas em áreas como saúde e vida (898), continuidade de negócios (381), trabalho e educação remotos (270), coesão social e política (452), finanças digitais (75) e outros desafios (83).