O voluntariado e a aprendizagem também se fazem através da aplicação dos conhecimentos a favor de quem mais precisa. Bem o podem dizer os estudantes da Universidade do Porto do que participaram recentemente numa iniciativa de voluntariado para ajudar a Associação Rumo à Vida, uma IPSS dedicada ao apoio a cidadãos com deficiência.

O desafio foi lançado aos estudantes por Paulo Ramos, administrador do sistema informático do Departamento de Ciência de Computadores (DCC), da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), e passava pela preparação e montagem de um sistema informático para ajudar a associação na partilha de ficheiros entre vários computadores.

“Preparámos uma máquina para funcionar como servidor para que os documentos da associação pudessem ser partilhados entre as várias máquinas sem que fosse necessário um meio externo para passagem de ficheiros e capaz de gerir permissões de utilizadores a documentos”, detalha Guilherme Martins, estudante do mestrado em Segurança Informática da FCUP.

Para além de Guilherme, o projeto contou também com a participação de José Sousa, Paulo Sousa e Carlos Pinto, todos eles estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos da FCUP e membros do NUCC – Núcleo de Ciência de Computadores. A estes juntou-se ainda Luís Silva, estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP).

“O balanço é muito positivo, pois, para além de ajudar, pudemos pôr em prática conhecimentos do curso e de alguma forma complementá-los”, descreve Guilherme Martins.

A iniciativa contou com o apoio da Reitoria da Universidade do Porto e do The Beese Project, uma iniciativa que tem como objetivo promover práticas pro bono entre estudantes de universidades europeias e criar laços entre as instituições de Ensino Superior, Organizações Não Governamentais e Empresas.