Fruta fresca para uma alimentação mais saudável. Ao longo das próximas semanas, é essa a “causa” que vai levar um grupo de estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da U.Porto (FCNAUP) a percorrer cinco faculdades da instituição. Com eles levam dezenas de sacos de fruta para distribuir entre os membros da comunidade académica.

Esta é já a segunda edição do “DESFRUTA ME”, um projeto da Associação de Estudantes da FCNAUP (AEFCNAUP) que tem como objetivo incentivar o consumo de fruta e, desta forma, promover a sua inclusão nas rotinas alimentares no dia a dia da população.

A edição deste ano, que coincide com Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, arranca já esta quinta-feira, 6 de maio, na Faculdade de Engenharia (FEUP).

Até final do mês, a “rota de distribuição” dos futuros nutricionistas vai ainda passar pelo complexo da Faculdade de Farmácia (FFUP) e do Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a 10 e 17 de maio; pela Faculdade de Ciências (FCUP), a 11 de maio; e pela FCNAUP, a 13 e 20 de maio.

Prevista está igualmente uma “viagem” – em moldes a anunciar – até à prestigiada AgroParisTech (integrada na Universidade Paris-Saclay) no âmbito da da European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

Distribuição em segurança

De forma a efetuar uma adaptação ao contexto pandémico atual, a distribuição de fruta – juntamente com um cartão informativo sobre o projeto – será feita de uma forma segura, garantindo todas as normas de segurança e higiene.

A fruta será distribuída em peças inteiras, devidamente lavadas e desinfetadas, distribuídas em sacos de pano reutilizáveis. Estes visam, ainda, sensibilizar para a redução do consumo de plástico.

Recorde-se que a primeira edição do DESFRUTA ME decorreu em 2019 e, na altura, consistiu na distribuição de embalagens de fruta e panfletos informativos pelas comunidades da Faculdade de Direito (FDUP), FEUP, FFUP e ICBAS.