O desafio partiu do Lionesa Group, no âmbito do movimento Arte Pela Arte, e desde março que mobiliza uma equipa de estudantes e docentes de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) para o coração do centro histórico do Porto. O objetivo? Intervencionar o emparedamento da Rua do Loureiro, localizada junto à estação de São Bento, numa zona classificada como Património Mundial da UNESCO.

O projeto inclui um conjunto de cinco intervenções, a decorrer até julho deste ano. A criatividade e a reabilitação urbana surgem de mãos dadas para devolver a identidade a uma das artérias mais antigas da cidade do Porto. Uma rua que pretende voltar a ser um “centro de culturas, de vidas, de artes”.

Tal como “Eufémia”, de Italo Calvino, mais do que uma cidade de trocas, a “nova” Rua do Loureiro pretende ser “uma cidade viva de memórias, de todas as nossas memórias, contadas de tantas maneiras, inscritas em tantas linguagens, vividas em tantas latitudes”.

“O desafio estimulante foi pensar a cidade de forma participativa no espaço público”, refere Domingos Loureiro, diretor da licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP.

Arte pela Arte é um movimento em cada pessoa pode participar, uma iniciativa de regeneração em que todos veem na arte uma lupa sobre o território, um estetoscópio sobre o próximo, um estereoscópio sobre toda uma comunidade. Para o efeito, basta unicamente tirar uma fotografia, publicar nas redes sociais com os hastags: #OTEUNOMEPELAARTE e #ARTEPELAARTE