Durante cinco dias, os estudantes finalistas da FAUP foram desafiados a Reinventar Lugares que se encontram subvalorizados na cidade de Amarante. (Foto: DR)

Depois do desafio lançado em fevereiro na Maratona de Projeto Reinventar Lugares, os estudantes finalistas de Arquitetura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vão agora dar a conhecer os trabalhos, através da exposição ‘Maratona de Projeto Reinventar Lugares’.

A inauguração acontece no dia 28 de maio, às 16h00, nos Passos Perdidos da Câmara Municipal de Amarante, onde serão apresentadas as 27 soluções propostas pelos estudantes para espaços desvalorizados da cidade.

Recorde-se que, de 19 a 23 de fevereiro, 50 estudantes finalistas da FAUP estiveram em Amarante para ‘Reinventar Lugares’, inseridos num programa de construção de projetos urbanos, desenvolvido no âmbito do projecto RUA – Revitalização Urbana de Amarante – promovido pela Câmara Municipal de Amarante, através da InvestAmarante, pela Associação Empresarial de Amarante e pelo Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude, em parceria com a FAUP, através da equipa docente de Projecto 5 do Mestrado Integrado em Arquitectura e pela linha de investigação Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura: Produção, Ensino e Investigação, DiPDArq, do grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP).

Esta iniciativa surge, não só com o “objetivo de divulgar e expor o trabalho desenvolvido pelos estudantes, como também de despertar novas formas de olhar e pensar a cidade. A exposição constitui-se, deste modo, como um impulso para a partilha de ideias e de conhecimento, com vista ao desenvolvimento da cidade”, refere a Câmara Municipal de Amarante.

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao final do mês de julho.

Mais informações em www.fa.up.pt