Como forma de assinalar os seus 43 anos de vida, o Shopping Center Brasília lançou um concurso de ideias com vista à remodelação dos espaços comuns daquele que foi o primeiro shopping da cidade do Porto e do país.

Resultado de uma parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), o concurso A Tua Ideia Faz Parte desafia os estudantes de ambas as instituições a apresentarem as suas próprias propostas de requalificação para o espaço. Esta deverá estar concluída em 2021.

As propostas devem incidir sobre os espaços comuns do centro comercial, nomeadamente ao nível da iluminação, reorganização do espaço, novas áreas comuns, remodelação de vãos de escadas e claraboias, instalação de sinalética, Wi-Fi, painel digital e diretórios digitais.

O concurso foi lançado no passado dia 26 de outubro, durante a apresentação do nova imagem do Shopping Brasília. (Foto: DR)

O prémio para a proposta vencedora será de 4.500 euros. Está ainda prevista a atribuição de quatro menções honrosas, no valor máximo de 1000 euros.

O júri do concurso será presidido por um membro da administração do condomínio e terá ainda um representante da Comissão Consultiva do Condomínio, um membro da Associação dos Comerciantes do Brasília e uma “reconhecida personalidade do Porto”, que será nomeada pelos restantes membros do júri.

As inscrições para o concurso decorrem até 25 de novembro, devendo as propostas ser entregues até 19 de janeiro de 2020. A entrega dos prémios terá lugar a 6 de fevereiro de 2020.

Espaço icónico da Rotunda da Boavista, o Shopping Center Brasília localiza-se na esquina da Avenida da Boavista com a Praça Mouzinho de Albuquerque. Aquando da sua inauguração, a 9 de outubro de 1976, era o primeiro shopping da cidade e um dos primeiros espaços do género em Portugal.

Mais informações (incluindo o regulamento e outros documentos relativos ao concurso) aqui.