Os estudantes finalistas da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) estão a desenvolver uma estratégia de intervenção urbanística para Oliveira de Azeméis, centrada na requalificação, regeneração e refuncionalização do seu espaço urbano central.

No âmbito desta parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, através da unidade curricular Projecto 5 do Mestrado Integrado em Arquitectura, o grupo de 100 estudantes finalistas da FAUP vem realizando, ao longo do ano letivo 2020/2021, a caracterização da área em estudo e respetivo diagnóstico de carências, identificando problemas e potencialidades.

O desafio está a ser orientado pela equipa docente da unidade curricular de Projeto 5 da FAUP – constituída por Teresa Calix, Luís Pedro Silva, Mário Mesquita e Rui Mealha – e tem como objetivo uma aproximação efetiva dos estudantes à prática profissional do arquiteto, proporcionando-lhes uma experiência de trabalho sobre um território concreto e próxima dos seus agentes de transformação.

Os temas propostos aos estudantes abrangeram diversas áreas e problemas da cidade e território; desde o espaço urbano central e as áreas adjacentes no intuito da sua regeneração e fixação de população através de atividades culturais, comerciais, desportivas, até às lógicas de localização e acessibilidade do tecido empresarial, ou dos estabelecimentos de ensino básico, secundário e superior. EM cima da mesa estiveram ainda os desafios presentes e futuros dos modos de transporte, acessibilidade e mobilidade; a qualidade da rede e sistema de espaços públicos (o papel das ruas, avenidas, praças e outros espaços significantes como o Parque de La-Salette, o Centro Vidreiro e a Quinta do Covo, as áreas confinantes dos rios Ul e Antuã) até à diversidade de padrões da condição urbano-rural como materiais disponíveis para o diálogo entre lugares e comunidades, para o reforço do sentimento de pertença ao desígnio de “ser oliveirense”.

Soluções para o futuro

Do trabalho realizado, com a colaboração do Município de Oliveira de Azeméis, do Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, de técnicos municipais e, ainda, de especialistas em diferentes valências disciplinares, resultou um conjunto de diferentes propostas de intervenção e soluções inovadoras de atuação.

Apesar da sua natureza eminentemente académica, espera-se que estas soluções possam contribuir para futura reflexão do município sobre os desafios atuais e futuros do seu espaço urbano.

Para já, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes poderão ser apreciados na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. A exposição Projetar Oliveira de Azeméis estará patente de 17 de junho a 14 de julho.

Mais informações em www.arq.up.pt ou www.cm-oaz.pt