Uma equipa de estudantes do Mestrado em Gestão Desportiva da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) venceu o Prémio Comunicação atribuído no âmbito da 14.ª edição do concurso Start Up Programme, uma iniciativa da Júnior Achievement Portugal (JAP) que visa promover o empreendedorismo entre jovens estudantes do ensino superior em Portugal.

Depois de ultrapassar a fase regional da competição, André Sewell Butolo, Felipe Castro, Josefina Zeca Pinto, Gustavo Moura, José Fougo e Luís Gustavo Mateus apresentaram-se na final nacional com mais 26 equipas de várias instituições nacionais de ensino superior, levando a concurso o trabalho Disability Aid Through Sports (DATS), no domínio do desporto adaptado.

Desenvolvido sob coordenação da docente Susana Soares, no âmbito cadeira de Gestão de Projetos do Mestrado em Gestão Desportiva da FADEUP, o trabalho agora premiado centrou-se na criação de uma empresa na área do empreendedorismo social, apresentando um conceito inovador de organização de eventos desportivos totalmente vocacionados para a divulgação do desporto adaptado.

A empresa idealizada pelos estudantes define como missão dar a conhecer o desporto adaptado a quem mais dele pode usufruir, sob o lema de que o mesmo tem potencial transformador da vida.

O Prémio Comunicação, que premeia a equipa que melhor divulgou o seu produto/serviço, é patrocinado pela UNICRE e atribui a cada um dos elementos da equipa vencedora um cartão UNIBANCO no valor de 150 euros.

Caso o projeto seja efetivamente lançado no mercado durante o próximo ano, os estudantes contarão ainda com o acompanhamento de um consultor especializado.

Sobre a Júnior Achievement Portugal

A Júnior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos, criada em novembro de 2005 e que apresenta como missão promover o espírito empreendedor junto das crianças e jovens portugueses e prepará-los para a economia global.

A JAP é a congénere portuguesa da Junior Achivement, a maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo, criada em 1919.