O objetivo do programa é a reabilitação física dos doentes e o combate à perda de massa muscular após os tratamentos. (Foto: DR)

O cenário repete-se todas as quartas e sextas-feiras à tarde, altura em que um grupo de estudantes da licenciatura em Ciências de Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) se desloca ao Complexo Desportivo Monte Aventino, no Porto. À espera deles estão os participantes de mais uma sessão do “De volta à forma”, um programa de reabilitação física promovido Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) e especificamente desenvolvido para doentes oncológicos do Porto ou que estão a fazer tratamentos em centros hospitalares no Grande Porto.

Lançado pela primeira vez em 2015 e promovido em parceria com a PortoLazer e com a FADEUP , este programa inovador visa ajudar os doentes a combater a perda de massa muscular que decorre normalmente devido ao tratamento a que foram submetidos. Entre os aspetos trabalhados durante as aulas monitorizadas pelos estudantes da FADEUP – todos eles a frequentar a opção de Exercício e Saúde da licenciatura – incluem-se a recuperação e o aumento da mobilidade/flexibilidade e da aptidão física.

É sabido que as variações na composição corporal podem influenciar o estado funcional, emocional e social do doente, com implicações na qualidade de vida. Assim, este programa recomenda especificamente a prática de atividade física aos doentes oncológicos, salientando a importância de iniciar e e manter hábitos saudáveis e ativos em qualquer fase da doença.

A pensar no sofrimento causado aos doentes desde o início do diagnóstico até ao final de todo o processo, o programa tem também uma componente de intervenção psicológica.

Cada participante terá oportunidade de usufruir de um plano de recuperação física totalmente gratuito, que será sempre antecedido de uma avaliação física.

As aulas são gratuitas e realizam-se às quartas e sextas-feiras, entre as 16h00 e as 17h00, no Complexo Desportivo Monte Aventino.

Mais informações e inscrições junto da APLL, através dos telefones 225488000 e/ou 914349313.