MIUP 2015 | Ancelistas

Os Ancelistas resolveram resolveram cinco dos dez problemas apresentados aos participantes (Foto: DR)

Uma equipa de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) conquistou a edição 2015 da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), garantindo assim a sexta vitória – a terceira consecutiva – da FCUP naquele que é o mais prestigiado concurso de programação nacional destinado a estudantes universitários.

Realizada no passado dia 31 de outubro, na FCUP, a MIUP 2015 reuniu 13 equipas compostas por alguns dos melhores estudantes universitários portugueses na área da Programação, provenientes das faculdades de Ciências e de Engenharia da U.Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Inistituto Superior Técnico (IST), Universidade de Coimbra, e das universidades de Aveiro, Coimbra, Minho e Nova de Lisboa.

A “jogar” em casa, a equipa Ancelistas (treinada por Pedro Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores) foi a que mais se destacou na resposta aos 10 problemas propostos aos participantes da “maratona”. No total, Pedro Paredes, João Pires e Miguel Ferreira (todos estudantes do DCC/FCUP) resolveram cinco problemas através das linguagens de programação C, C++ e Java., garantindo assim a conquista da medalha de ouro.

Entre os problemas propostos encontravam-se tarefas como simular a distribuição de carga em servidores, descobrir anomalias em trajetos de um avião, calcular a maior distância dentro de um parque, contar o número de maneiras diferentes de escolher equipas de futebol ou descobrir o menor número de peças com letras capazes de produzir uma determinada frase. Para resolver estes problemas os estudantes tiveram que recorrer a um leque variado de técnicas algorítmicas, sendo valorizados aspetos como a destreza na resolução de problemas, bons conhecimentos de algoritmos, rapidez de programação e o espírito de equipa.

Esta é a sétima vez – e a terceira consecutiva –  que equipas do FCUP vencem uma MIUP (2001, 2002, 2003, 2006, 2013, 2014 e 2015), o que a torna na instituição mais bem sucedida da história da competição (em segundo lugar aparece a FEUP e a Universidade de Coimbra, com duas vitórias cada). Os Ancelistas vão agora representar Portugal no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), um concurso internacional que se vai realizar a 21 e 22 de novembro deste ano, também no DCC/FCUP, com a participação das melhores equipas de Espanha, França, Itália, Suiça, Áustria e Israel.

A classificação completa, bem como os enunciados dos problemas propostos, podem ser consultados no site oficial da MIUP’2015.