Só este ano letivo, a U.Porto recebe cerca de 900 estudantes brasileiros ao abrigo de programas de mobilidade.

Na próxima quarta-feira, dia 20 de março, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está de portas abertas para receber os estudantes brasileiros da U.Porto, naquele que será o I Encontro dos Estudantes Brasileiros promovido pelo Consulado-Geral do Brasil no Porto.

Tendo como objetivo principal informar sobre os serviços e apoios prestados pelo Consulado-Geral, assim como recolher dados e sugestões que contribuam para um melhor relacionamento entre o Consulado e a comunidade estudantil brasileira, este encontro tem início marcado para as 16h30, na sala B032 da FEUP, com uma intervenção do vice-reitor António Marques, sobre os programas de mobilidade na Universidade do Porto.

Em seguida, a vice-cônsul do Brasil, Yaracy de Noronha de Campos, informa sobre os serviços e os apoios consulares disponíveis aos estudantes brasileiros na Universidade do Porto, à qual se segue um período aberto para a intervenção dos estudantes para a partilha de experiências e sugestões.

Já perto do período de encerramento da sessão (18 horas), o Serviço de Cooperação com Países Lusófonos e Latino-Americanos (SCPPLA) presta esclarecimentos sobre a conclusão dos programas e dá lugar à intervenção final, pela voz do Embaixador Gélson Fonseca Júnior, Cônsul-Geral do Brasil no Porto.

Este encontro ganha especial relevância num quadro atual em que o Brasil surge como o país mais representado entre os mais de 4000 estudantes e investigadores estrangeiros que integram a comunidade académica da Universidade do Porto. Só no ano letivo 2012/2013, a U.Porto acolhe cerca de 900 estudantes brasileiros ao abrigo de programas de mobilidade, resultado do esforço de cooperação que vem sendo dinamizado, nas últimas décadas, com dezenas de universidades brasileiras parceiras.