Grupo de participantes no EILE 2017 (Foto: DR)

Manuel João Vieira de Castro é estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e aceitou o convite para representar a FEUP no Encontro Internacional para Liderança (EILE). Este evento decorre de 4 a 10 de setembro, no Brasil e tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento de soluções inteligentes e inovadoras para problemas enfrentados por municípios brasileiros.

Organizado pela Universidade São Paulo (USP) e fundado em 2016 pelo Grémio Politécnico, o EILE promove a participação de estudantes de engenharia de todo o mundo e é dividido em três etapas. Na primeira, os participantes passam uma semana (de 4 a 10 de setembro) na Escola Politécnica, onde assistem a diversas palestras e painéis acerca do tema do evento – Cidade do Futuro – e escolhem um problema urbano para desenvolver uma solução. Segue-se uma segunda fase que dura cerca de três meses e é dedicada à investigação e desenvolvimento da solução para o problema selecionado, sempre com o apoio de docentes da Escola Politécnica e de outras unidades da USP. Por último, cada grupo apresenta a solução proposta que é avaliada pelo júri com base em três aspetos: viabilidade de implementação, impacto na sociedade e inovação. O melhor projeto recebe um incentivo financeiro de 20 mil reais (cerca de 5300 euros) para desenvolver o seu trabalho entre março e agosto de 2018.

A participação do estudante da FEUP na edição de 2017 do EILE representa não só mais um reforço da posição de internacionalização da Faculdade de Engenharia, como evidencia a qualidade e talento dos seus estudantes.

Recorde-se que já em 2016 foi um projeto liderado por Tiago Lourenço, alumnus FEUP e antigo bolseiro de investigação no polo do Instituto de Telecomunicações (IT) na Faculdade de Engenharia,  o grande vencedor do EILE.

Mais informações sobre o projeto disponíveis aqui.