rita_faria_fdup

Rita Faria é estudante do doutoramento em Criminologia e professora assistente convidada na FDUP (Foto: DR)

Rita Faria, estudante de doutoramento e professora convidada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), foi distinguida no passado dia 2 de junho, no Rio de Janeiro, com um dos prémios atribuídos no âmbito da 4th World Conference on Research Integrity, evento de referência mundial no domínio da integridade científica e infrações à mesma.

A estudante / docente portuense viu reconhecido parte do trabalho de investigação que vem desenvolvendo no âmbito do Doutoramento em Criminologia sobre comportamentos problemáticos na investigação científica e no ensino superior, sob orientação de Cândido da Agra (Diretor da Escola de Criminologia da FDUP) e coorientação de Amadeu Recasens i Brunet, professor da FDUP.

O trabalho foi apresentado durante um fórum doutoral que decorreu à margem da conferência e reuniu nove doutorandos de todo o mundo a produzir investigação sobre o tópico da scientific misconduct.  No final, o júri composto pelos investigadores norte-americanos Nicholas Steneck, Brian Martinson, Elizabeth Heitman e Michael Kalichman distinguiu  Rita Faria “pelo uso criativo e crítico da teoria para compreender o comportamento científico (tradução literal de “for creative and critical use of theory for understanding research behavior”).

Licenciada em Direito pela FDUP e Mestre em Sociologia pela FLUP, Rita Faria está a realizar atualmente o doutoramento em Criminologia na FDUP, onde é assistente convidada desde 2009, lecionando várias disciplinas da licenciatura e do mestrado em Criminologia.

Para além do estudo sobre comportamentos problemáticos na investigação científica e no ensino superior, dedica-se ainda ao estudo da História da Criminologia em Portugal e da Criminalidade Económica e Financeira. É membro do comité do IJUP – Investigação Jovem da Universidade do Porto e do comité científico do EUROCRIM2015, a conferência anual da Sociedade Europeia de Criminologia, que decorrerá na FDUP em aetembro deste ano.

Realizada entre os dias 31 de maio e 4 de junho, a 4th World Conference on Research Integrity reuniu cerca de 600 investigadores, editores científicos e representantes de entidades financiadoras da ciência provenientes de 50 países, com o objetivo de discutir tópicos relacionados com a integridade científica e infrações à mesma.

Para além de Rita Faria, a U.Porto esteve representada nesta conferência mundial por Maria Amélia Ferreira, Diretora da Faculdade de Medicina, e Laura Ribeiro, professora da FMUP.