Um artigo da autoria de Mafalda Castro Pereira, estudante do Mestrado em Economia e Gestão da Inovação, e com orientação de Raquel Meneses, diretora do Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), recebeu o prémio de melhor artigo – “Best Paper Award” – apresentado na STRATEGICA 2020, conferência internacional que decorreu em Bucareste, na Roménia, nos dias 15 e 16 de outubro.

Realizado no âmbito da dissertação de mestrado de Mafalda Castro Pereira, o paper premiado – intitulado “The Influence of Organizational Culture on Types of Innovation” –  propõe uma análise sobre a influência dos traços de cultura organizacional na promoção ou inibição da adoção de inovações numa amostra de 100 empresas portuguesas dos setores setores mais exportadores do país. Os resultados “confirmam que a cultura organizacional é um preditor claro de inovação” nas empresas.

Para Raquel Meneses, o prémio conquistado pela equipa da FEP “é particularmente gratificante pelo artigo ter resultado de uma dissertação de mestrado e por ter sido obtido numa conferência de qualidade,” na qual tem tido “muito gosto em participar de forma contínua nos últimos anos.”

O anúncio do prémio teve lugar durante a sessão de abertura daquela que foi a oitava edição da STRATEGICA – International Academic Conference. A organização esteve a cargo da National University of Political Studies and Public Administration (SNSPA) e da Romanian Academic Society of Management (SAMRO), com o apoio do Banco Nacional da Roménia

Os melhores artigos apresentados na STRATEGICA 2020 serão agora publicados em revistas indexadas como a Entrepreneurship and Sustainability Issues, a Management & Marketing, Challenges for the Knowledge Society ou a Management Dynamics in the Knowledge Economy.