Sara Moura, estudante do programa doutoral BiotechHealth (Programa Doutoral Internacional em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde) no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a desenvolver investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), recebeu o prémio de Melhor Presentação Oral da 8th Advanced Summer School – Interrogations at the Biointerface: Fibrosis from mechanisms to the clinic, que decorreu entre os dias 21 e 22 de junho, no Porto, numa organização conjunta de investigadores do ICBAS e do i3S/INEB.

No trabalho apresentado, intitulado “Modulation of H19 to change the expression of collagen and other extracellular matrix components”, Sara Moura e os restantes investigadores envolvidos descodificaram de que forma um RNA não-codificante (ou seja, que não é traduzido numa proteína), em particular o H19, é capaz de regular os componentes da matriz extracelular de células mesenquimais do estroma.

Este estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto R2Bone-POCI-01-0145-FEDER-031402, financiado pelo Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e contou com a participação conjunta de investigadores do ICBAS e do i3S/INEB, sendo orientado pela investigadora Maria Inês Almeida, do departamento de Biologia Molecular do ICBAS.

O objetivo do trabalho é explorar uma parte do ADN que se julgava ser “lixo” para conseguir modelar componentes da matriz extracelular, aliando a engenharia regenerativa à biologia molecular. Refira-se que a matriz extracelular é o agrupamento de elementos intercelulares dos organismos multicelulares. Os tecidos, os órgãos e sistemas são resultados de associações de diferentes tipos de células e matrizes extracelulares.

Os resultados deste trabalho poderão ter impacto em doenças ósseas, como a osteoporose, que afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo e que em Portugal afeta uma em cada três mulheres com mais de 50 anos.

Os resultados do trabalho apresentado por Sara Moura podem ter impacto no combate às doenças ósseas. (Foto: DR)

Sobre Sara Reis Moura

Sara Reis Moura é formada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho e encontra-se atualmente a frequentar o terceiro ano do programa doutoral BiotechHealth (Programa Doutoral Internacional em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde), no ICBAS.

A estudante sempre se interessou pela vida, ciência e pelos porquês, o que a levou a ingressar num curso de engenharia e a ser voluntária no Centro de Engenharia Biológica (Universidade do Minho). O interesse pela área da Bioengenharia tem sido central no seu percurso académico e o motivo que a levou ao ICBAS.

Desde 2018, a Sara Reis Moura tem vindo a trabalhar na área da regeneração de tecidos sob a orientação de Maria Inês Almeida do laboratório de Medicina Regenerativa no ICBAS (Departamento de Biologia Molecular) e no grupo Microenvironments for New Therapies (i3S), liderado pelo Mário Barbosa, investigador e também professor jubilado do ICBAS.