Luís Crisóstomo é estudante do doutoramento em Ciências Biomédicas do ICBAS e investigador da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB). (Foto: DR)

Luís Crisóstomo, estudante do doutoramento em Ciências Biomédicas no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, acaba de conquistar uma bolsa EFSD Albert Renold , que lhe permitirá realizar um estágio na Universidade de Turku (Finlândia), onde vai desenvolver um estudo inovador no domínio da diabetes.

Esta bolsa, atribuída pela Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes (EFSD), tem por objetivo “financiar a viagem e estadia de investigadores e médicos em outras instituições, onde possam adquirir novas competências ou aprender técnicas específicas, necessárias ao desenvolvimento da sua investigação em Diabetes”.

No caso de Luís Crisóstomo, o estágio vai decorrer no primeiro trimestre de Janeiro, e permitir-lhe-á trabalhar em técnicas relacionadas com “transcriptómica do espermatozoide”, com “o intuito de estudar as assinaturas metabólicas de uma dieta rica em gordura, transportadas pelo espermatozoide”.

Para o estudante, este estágio representa um complemento importante ao projeto de doutoramento – intitulado “Paternally induced transgenerational effects of high fat diets” – que vem desenvolvendo no ICBAS, sob orientação de Marco G. Alves, e coorientação de Mário Sousa (ICBAS-U. Porto) e João F. Raposo (FCS-NOVA). Na Finlândia, Luís Crisóstomo vai trabalhar sob orientação de Noora Kotaja, docente da Universidade de Turku.

Paralelamente ao doutoramento em Ciências Biomédicas, Luís Crisóstomo é investigador no grupo de investigação “Biology and Genetics of Reproduction” da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB), uma das unidade de investigação sediadas no ICBAS, onde desenvolve a sua atividade científica.