João Francisco Barreto, estudante do Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi recentemente distinguido com o The Donald K. Freedheim Student Development Award, um galardão atribuído pela APA Division 29 (Society for the Advancement of Psychotherapy) da American Psychologic Association (APA) ao autor do melhor artigo realizado por estudantes – de todo o mundo – no âmbito da teoria, prática ou investigação em psicoterapia.

Intitulado Mentalizing countertransference? A model for research on the elaboration of countertransference experience in psychotherapy, o trabalho premiado – e já publicado na revista Clinical Psychology & Psychotherapy – faz parte do projeto de doutoramento – BINOCULAR – Visões do Processo em Psicoterapia – de João Barreto, orientado pela docente da FPCEUP, Paula Mena Matos.

Em contraste com o foco mais habitual no cliente ou paciente, o investigador da FPCEUP introduz, no seu trabalho, um modelo original destinado a estudar processos psicológicos do psicoterapeuta – em particular, aquilo a que chama a elaboração da experiência contratransferencial (ECE).

Na verdade, a investigação em psicoterapia tem consistentemente concluído que é dos processos relacionais que resulta parte substancial dos efeitos terapêuticos, e que as características pessoais e relacionais do terapeuta afetam os resultados clínicos. Ainda assim, sabe-se pouco sobre os processos psicológicos utilizados pelo terapeuta no seu trabalho. Com este modelo, João Barreto procurou “perceber de que modo o terapeuta experiencia as sessões e daí retira significado relevante para o trabalho psicoterapêutico”.

No artigo agora premiado, o investigador sustenta assim que “estes processos psicológicos estarão envolvidos na relação com o paciente e nos resultados terapêuticos, pelo que a ECE deverá ser alvo de atenção na formação, na supervisão e na prática clínica das diferentes escolas psicoterapêuticas”.

Sobre João Barreto

Natural de Aveiro, João Francisco Barreto, 41 anos, licenciou-se em Psicologia pela FPCEUP (2001), instituição a que regressou em 2014 no âmbito do doutoramento. Em 2002, começou a dar aulas na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, onde é atualmente Professor Adjunto e coordenador do Gabinete de Apoio ao Estudante.

A nível profissional e científico, tem-se dedicado predominantemente à psicoterapia, com interesse particular pelos seus fatores comuns e processos de mudança, a intervenção de orientação psicodinâmica e a forma como os processos psicológicos do terapeuta participam no trabalho clínico.

A cerimónia de entrega do The Donald K. Freedheim Student Development Award decorreu na Convenção da APA em Chicago, no passado mês de agosto.