Edilson Machado, médico ortopedista e estudante de doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi distinguido como o autor do melhor abstract apresentado na 5.ª edição da conferência anual da Interventional Orthopedics Foundation (IOF), realizada no passado mês de fevereiro em Denver, nos Estados Unidos.

Durante o congresso, o investigador teve a oportunidade de apresentar o seu projeto, que consiste numa técnica de preparação de plasma rico em plaquetas, passível de ser utilizado na medicina regenerativa.

“O principal objetivo é desenvolver um protocolo de utilização desse mesmo plasma no tratamento de doentes que sofram de dor lombar crónica. Como se trata de uma técnica de baixo custo, estaríamos assim a evitar cirurgias extremamente caras”, explica Edilson Machado.

O médico brasileiro tem desenvolvido diversos trabalhos no âmbito da Ortopedia Regenerativa, com particular foco na área da Dor. A padronização da técnica de preparação do plasma rico em plaquetas foi a primeira fase do estudo, cujas conclusão já foram entretanto partilhadas no seio da comunidade científica.

A IOF é uma organização americana que trabalha tendo como missão a ideia de que o futuro da medicina é regenerativo. Na quinta edição do congresso, estiveram reunidos diversos especialistas internacionais da área da Ortopedia, onde tiveram a oportunidade de apresentar e debater os mais recentes avanços na especialidade.

Sobre Edilson Machado

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1995) e mestre em Diagnóstico Genético e Molecular, Edilson Machado é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).

Atualmente, desempenha funções no Serviço de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, região sul do Brasil. Em paralelo, frequenta o terceiro ano do Programa Doutoral em Medicina da FMUP.