Cátia Vilas Boas, estudante de doutoramento em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), venceu a “Best student poster competition” integrada no “18th Annual Workshop On Emerging High-Resolution Mass Spectrometry (HRMS) and LC-MS/MS Applications in Environmental Analysis and Food Safety“, que decorreu em Barcelona nos dias 10 e 11 de outubro.

Intitulado “Impact of a new antifouling agent in human retinal cells lipidome using LC-Q-TOF/MS”, o trabalho premiado demonstra que um composto sintetizado na U.Porto (FFUP/CIIMAR) não impacta negativamente o lipidoma de células da retina humana, ao contrário do tralopyril, um biocida comercial tóxico adicionado normalmente às tintas marítimas. Esta pode por isso vir a constituir uma alternativa menos tóxica na prevenção da bioincrustação marinha, um fenómeno que causa graves problemas e enormes prejuízos às indústrias do setor marítimo em todo o mundo.

O estudo resultou de uma colaboração entre o Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica (LQOF) da FFUP e o departamento de Química da Universidade de Buffalo, NY, onde Cátia Vilas Boas estagiou durante cinco meses, ao abrigo do programa Fulbright.

Para além da jovem investigadora da FFUP, o trabalho contou também com a participação dos investigadores Logan Running, Daniela Pereira, Honorina Cidade, Marta Correia da Silva, Gunes Ekin Atilla-Gokcumen, e Diana S. Aga.

Cátia Vilas Boas participou neste workshop internacional ao abrigo de uma “Young Researchers Grant” atribuída no âmbito do The Prince Sultan Bin Abdulaziz International Prize for Water.