Trabalho de Michael Donauer (ao centro) visa a otimização do processo de fabrico nas empresas.

Michael Donauer, estudante do Programa Doutoral em Líderes para Indústrias Tecnológicas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto(FEUP), no âmbito do programa MIT Portugal, foi recentemente distinguido com o Best Paper Award, integrado  na International Conference Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM), que decorreu na cidade do Porto.

O trabalho de investigação apresentado por Michael Donauer passou pela criação de uma ferramenta que permite identificar as causas de não-conformidade em ambientes similares à produção industrial em massa, onde habitualmente existem grandes quantidades de informação de forma pouco organizada, que têm o potencial de dificultar o processo produtivo. Trata-se de uma área onde existem grandes desafios uma vez que consiste em estudar e perceber quais os requisitos e soluções para o armazenamento de dados, além do tempo necessário para a interpretação de dados guardados. Portanto, essas ferramentas precisam de ser adaptados às necessidades específicas de determinado setor industrial ou até mesmo de iniciativas empresariais particulares.

Os resultados obtidos têm interesse não só para a comunidade académica, mas sobretudo para os profissionais da área, em especial os engenheiros de qualidade das empresas que desta forma podem otimizar procedimentos e com isso alcançar outro tipo de resultados. Durante a investigação, Michael Donauer teve a preocupação de integrar estes dois universos. Para isso, realizou um estágio numa empresa do setor automóvel, com o objetivo de criar uma ferramenta de qualidade que depois pudesse implementar e otimizar à medida das necessidades da empresa.

Além de contribuir para melhorar o trabalho dos engenheiros de qualidade com uma ferramenta capaz de facilitar e aperfeiçoar constantemente os processos de fabrico, o trabalho de Michael Donauer é um exemplo de como os investigadores da área de sistemas de engenharia podem desenvolver abordagens interdisciplinares que contribuem tanto para a academia como para a indústria.

Realizada de 26 a 28 de junho, a International Conference Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM) é o principal fórum internacional de divulgação e partilha de informação no ramo da automação e produção industriais, tendo a edição deste ano dedicado especial atenção aos sistemas competitivos de manufaturação.