O estudante Ahmed Belkhodja, do Programa de Doutoramento em Arquitetura (PDA) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), é o vencedor do Drawing Matter Writing Prize 2021, na categoria “General Archive”, atribuído pela Drawing Matter, organização internacional que explora o papel do desenho no pensamento e na prática da arquitetura.

O texto premiado tem como título “Itsuko Hasegawa, Capturing an Infinite Distance” e foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular Opcional do PDA “Afinidades entre Investigação e Projecto. Representação como matéria, processo e comunicação” lecionada por Filipa de Castro Guerreiro.

Neste trabalho, Ahmed Belkhodja reflete sobre o conjunto de doze diapositivos da arquiteta japonesa Itsuko Hasegawa, de 1985, que integra a coleção do Centro Pompidou, em Paris.

(Foto: DR)

Nascido em Lausanne, na Suiça, em 1990, Ahmed Belkhodja estudou na EPF Lausanne, CTH Gothenburg, ETH Zurich, e ETH’s Future Cities Laboratory Singapore. Colaborou com Harry Gugger Studio em Basel, Obra Architects em New York, e com o Atelier Bow-Wow em Tóquio.

Após concluir o curso de arquitetura, em 2013, na ETH Zurich, estabeleceu no Porto o atelier FALA com Ana Luisa Soares e Filipe Magalhães. Atualmente, desenvolve a sua tese de Doutoramento na FAUP, sob a orientação do docente Joaquim Moreno.

Sobre a Drawing Matter

A Drawing Matter é detentora daquela que é considerada a mais extensa e significativa coleção particular de desenhos de arquitetura, integrando material que data do século XVI até aos dias de hoje. Localizada numa quinta em Somerset, Inglaterra, a coleção conquistou visibilidade através do seu site/repositório, publicações, workshops e exposições.

Através da atribuição do ‘Writing Prize’, a Drawing Matter convida a olhar cuidadosamente os desenhos e a refletir sobre o que revelam do processo de projeto e dos edifícios ou objetos que representam.

O júri da edição deste ano do galardão foi constituído por Adrian Forty , professor emérito de História da Arquitetura da University College London (Reino Unido), e pela historiadora, crítica e curadora de arte britânica, Briony Fer, com o apoio da equipa editorial da Drawing Matter.