Sofia Pais, estudante finalista da licenciatura em Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), é a nova Embaixadora European Union Careers (EU Careers) para Portugal. A estudante tem como missão dar a conhecer aos estudantes portugueses as diversas oportunidades de carreira que existem nas instituições da União Europeia espalhadas por todo o mundo.

Para conquistar um dos 170 postos de Embaixadores EU Careers, a estudante da FDUP teve que superar um processo de seleção exigente, liderado pelo European Personal Selection Office (departamento responsável pelo recrutamento de pessoal para os órgãos da União Europeia), em que se privilegiavam candidatos com “excelentes capacidades de comunicação e uma grande rede de contactos”. O processo terminou em finais de setembro, com um encontro em Bruxelas, onde os novos embaixadores tiveram uma formação sobre todo o processo de recrutamento da União.

Aos “embaixadores de carreira” pede-se então que sejam um ponto de contacto entre universidades e estudantes interessados em construir uma carreira na UE, promovendo essas oportunidades de forma inovadora e criativa. O trabalho inclui ainda participar em feiras de emprego, fazer apresentações para outros estudantes universitários, ou criar redes de prestação de informação dentro das universidades.

A estudante de Direito foi um dos 170 Embaixadores EU Careers nomeados este ano pela União Europeia. (Foto: DR)

“Dar voz aos mais jovens”

Para Sofia Pais, representar a comunidade mais jovem não é novidade. Atual vice-presidente da Associação de Estudantes da FDUP (AEFDUP), está ligada, desde 2017, ao Grupo de Jovens da Unicef Portugal. No currículo da primeira Jovem Autarca do país (“Presidente da Câmara dos Jovens”), eleita em 2015, conta-se ainda a participação em vários projetos de cidadania ativa em Santa Maria da Feira, a sua terra natal. Também em 2015, representou a União Europeia na Cimeira Jovem do G7, realizada em Berlim, com a participação da Chanceler Alemã, Angela Merkel.

“Dar voz aos mais jovens é uma das minhas principais missões”, assume a futura advogada, que elege como áreas de estudo de eleição “a temática dos direitos humanos e direitos das crianças”.

E é precisamente esse papel que Sofia Pais irá abraçar, ao longo deste ano letivo, enquanto EU Careers Ambassador. O objetivo, esse, está definido: “alcançar o maior número de estudantes para que o número de candidatos a trabalhar nas instituições da UE aumente”

Os interessados podem contactar a Embaixadora EU Careers para Portugal através do e-mail [email protected] ou do instagram eucareersportugal.