O estudante David Lopes, atualmente a frequentar o Doutoramento em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), venceu o concurso ‘Cubos de las Tentaciones’, integrado no prestigiado FIG Bilbao 2021 – Festival Internacional de Grabado y Arte sobre Papel, que decorreu no passado mês de novembro, na cidade espanhola de Bilbau.

A participação do estudante surgiu no âmbito do convite proposto à FBAUP e ao Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), no sentido de apresentarem a concurso quatro propostas de intervenção de estudantes, em torno do tema ‘Natural: time, space and physical matter’. O objetivo consistia em intervencionar um cubo de madeira 2×2 para mostrar assim as tendências e investigações da obra gráfica.

No caso de David Lopes, o ponto de partida consistiu, segundo o jovem artista, em relacionar a ideia de “matéria física” com o próprio papel, que, apesar de ser dos suportes mais tradicionais, é, na realidade, um elemento que transmite facilmente a passagem do tempo.

Todas as imagens das suas obras são reproduções de scanners de páginas de livros, cadernos, álbuns de fotos ou mapas, em que se pode ver rugas, manchas de humidade, o atrito do material utilizado e o envelhecimento do papel. Apesar da sua antiguidade, as obras “relacionam-se” com o digital, tendo David Lopes abraçado a tensão em que vivemos hoje, entre o corpo físico e a presença virtual.

Para além do projeto premiado – com uma residência no prestigiado centro da Fundação CIEC de Betanzos, na Corunha -, a FBAUP esteve representada no FIG Bilbao 2021 por trabalhos da autoria dos estudantes António da Silva e Marta Belkot, ambos a frequentar o Doutoramento em Artes Plásticas, e Ana Mouralinho, estudante do Mestrado em Artes Plásticas. Todos os projetos foram desenvolvidos sob a curadoria de Graciela Machado, professora associada o Departamento de Desenho na FBAUP e investigadora no i2ADS.

Através desta iniciativa, pretendeu-se também fomentar a criação e investigação artística a partir da integração dos estudantes no universo de pesquisas em curso no projeto Ground Lab, arqueologia e recondução tecnológica, sediado no i2ADS. O objetivo é propor um diálogo entre a relação com o desenho e a gravura in situ, o uso de ferramentas, matérias primas, conteúdos gerados a partir do natural, realizada por estudantes e investigadores dos diferentes ciclos de estudos da FBAUP como proposta de aplicabilidade.

Os “Cubos de las Tentaciones”

Os “Cubos de las Tentaciones” é um projeto que nasceu há cerca de sete anos no âmbito do FIG Bilbao e que se destina a promover o trabalho de estudantes finalistas de faculdades e academias de Belas Artes.

Na edição deste ano, o FIG Bilbao convidou duas instituições portuguesas – a FBAUP e o Politécnico de Leiria – a participar no  programa. Os trabalhos dois jovens artistas foram apresentados entre 25 e 28 de novembro de 2021.