Ricardo Pinto, Ana e Pedro Walgode (Foto: FPP)

Ricardo Pinto, estudante do curso de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), sagrou-se na passada quarta-feira, em Nanjing, China, campeão mundial sénior de patinagem artística na categoria de Solo Dance.

Com uma performance de grande dinâmica e velocidade, o patinador de Matosinhos – conhecido como “o Cristiano Ronaldo da patinagem artística” – somou 156.94 pontos, suficientes para revalidar o título alcançado em Cali, na Colômbia, em 2015. “A minha performance foi bastante boa, consegui executar todos os elementos muito bem. Lutei tanto este ano e até passei por algumas dificuldades. É inacreditável, poder representar o meu país e poder levar o nome da Federação Portuguesa de Patinagem ao topo do mundo. Para mim é indescritível”, disse o patinador em declarações à FPP.

Para além de Ricardo Pinto, houve mais estudantes da U.Porto em plano de destaque no Mundial deste ano. Foi o caso dos irmãos Walgode. Estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Química da Faculdade de Engenharia (FEUP), Pedro Walgode subiu com Ricardo ao pódio para receber a medalha de bronze em Solo Dance. Já Ana Walgode, estudante do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP), sagrou-se vice-campeã mundial em Solo Dance Sénior Femininos.

“Nunca tinha alcançado uma medalha no escalão sénior para Portugal. Consegui fazê-lo. Ainda nem acredito no que aconteceu”, disse Ana Walgode, que aproveitou para “agradecer a todas as pessoas que acreditaram em mim e que me ensinaram a viver e a crescer. Acho que foi isso que me fez ganhar. Ensinaram-me a encarar uma prova com atitude e patinar com alma e coração”.

Ainda na prova de Solo Dance Sénior Femininos, Mariana Souto, estudante do Mestrado integrado em Medicina do ICBAS, foi quarta classificada. Isto depois de, no final de julho, ter conquistado uma medalha de bronze nos X Jogos Mundiais de Patinagem Artística, ao lado do irmão José Paulo Souto, também ele estudante da U.Porto (FMUP).

A 43.ª edição do Campeonato do Mundo, que se prolonga até 9 de setembro, insere-se na primeira edição dos Roller Games, que integram também campeonatos de patinagem de velocidade, hóquei em patins, hóquei em linha e skate.