A estudante e ginasta Rita Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP), conquistou este domingo a primeira medalha de ouro de sempre para Portugal do Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, que decorreu em Genebra, na Suíça.

Atual bicampeã europeia em título, Rita Ferreira voltou a mostrar o porquê de ser uma das melhores ginastas da atualidade. Fazendo par com Ana Teixeira, a ginasta do Acro Clube da Maia (ACMaia) arrebatou a primeira posição na competição de duplas femininas com um total de 29.120 pontos, impondo-se às norte-americanas Emily Davis e Aubrey Rosilier (28.580) e às russas Diana Korotaeva e Amina Omari (28.520).

(Foto: FGP)

Já na categoria de grupo feminino, Bárbara Sequeira Francisca Maia, estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) e da FMUP, respetivamente, trouxeram para Portugal a medalha de bronze. O trio feminino – completo por Francisca S. Maia – conquista assim mais um importante resultado internacional, um ano depois de ter conquistado o primeiro lugar na Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, disputada na Maia.

Às portas do pódio ficou ainda o trio composto por Beatriz Carneiro (FADEUP), Beatriz Costa (FDUP) e Carolina Dias (FMDUP), que alcançaram o 4.º lugar  no concurso geral (All Around).

“Nos últimos anos a ginástica nacional tem vindo a dar cartas em eventos internacionais deste calibre, o que demonstra uma evolução certeira não apenas dos praticantes, mas também dos treinadores e restantes técnicos envolvidos no processo”, refere a Federação de Ginástica de Portugal (FGP), em comunicado.

Bárbara Sequeira (à esq.) e Francisca Maia (à dir.) arrecadaram a medalha de bronze (Foto: FGP)

Ginástica Acrobática: Uma modalidade com tradição na U.Porto

O feito das três estudantes da U.Porto – todos eles atletas do ACMaia – neste Mundial de Ginástica Acrobática junta-se assim ao que já haviam protagonizado em novembro 2019, quando conquistaram várias  medalhas nos  Europeus de Ginástica Acrobática.

Em 2016, as então estudantes da U.Porto Joana Patrocínio (FLUP) e Susana Pinto (FMDUP), em conjunto com Jéssica Correia, entraram para a história do desporto nacional com a vitória do Circuito das Taças do Mundo de Ginástica Acrobática, na categoria de Trios Femininos.

Recorde-se ainda que a U.Porto vai estar “representada” na competição  de ginástica artística dos Jogos Olímpicos Tóquio’2020, a decorrer de 23 de julho a 08 de agosto, pelas mãos de Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP).