A estudante Catarina Azevedo, do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a desenvolver investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), recebeu recentemente uma Bolsa Fulbright que lhe permitirá desenvolver parte do seu doutoramento nos Estados Unidos e adquirir novas competências na edição genética de linfócitos T para estudar o cancro colorretal.

Catarina Azevedo vai ter a oportunidade de passar cerca de 12 meses no UPMC Hillman Cancer Center, Universidade de Pittsburgh, no grupo liderado pelo seu coorientador, o investigador Greg Delgoffe. Neste laboratório, explica, “terei a oportunidade de desenvolver competências e know-how numa área chave para o meu doutoramento, a Imuno-Oncologia. Terei acesso a metodologias únicas, de edição genética de células T, em que irei especificamente modular a glicosilação das células T e avaliar a sua resposta anti-tumoral”.

Esta tecnologia será depois transferida para o grupo do i3S “Immmunology, Cancer & GlycoMedicine”, liderado por Salomé Pinho, que também é orientadora deste doutoramento em conjunto com Ângela Fernandes, também investigadora do grupo e co-orientadora do projeto.

Para Catarina Azevedo, o reconhecimento de uma instituição como a Fullbright representa “uma grande honra”. “Significa não só a valorização da investigação científica que o nosso grupo no i3S produz, mas também a importância e o impacto do estudo no cancro colorretal”, sublinha

Como estudante de doutoramento, acrescenta, a “oportunidade de realizar uma parte do projeto numa instituição dos EUA e num laboratório com vasto conhecimento e prestígio em metabolismo das células T e cancro, representa um desafio extremamente motivante e impulsionador dos próximos passos na minha carreira científica”.

Para além disso, refere Catarina Azevedo, “passarei a pertencer à prestigiada comunidade Fulbright, o que me permitirá ter apoio e orientação antes da partida para os EUA e ainda oportunidade de participar em seminários e eventos científicos, organizados pelo Institute of International Education durante a minha estadia nos EUA”.