A estudante Sofia Vieira Pinto, da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Ciências (FCUP) da Universidade do Porto, foi uma das participantes do evento de lançamento da 6.ª edição do «Engenheiras por um dia», o programa do governo que visa promover a opção pelas engenharias e tecnologias junto das estudantes dos ensinos básico e secundário.

Realizado no passado dia 11 de setembro, Dia Internacional das Meninas e Raparigas, em Almada, o evento “Shaping The Digital Futureteve como foco a partilha de práticas inspiradoras por parte de diversas organizações e da comunidade educativa no que diz respeito à igualdade de género e ao combate à segregação das profissões em razão do género.

Durante a sessão, “tive a oportunidade de partilhar o meu testemunho, no que diz respeito ao trajeto que percorri até optar por um curso nas áreas das STEM”, explica Sofia Vieira Pinto, que participou no evento a convite da Huawei.

“Foi uma experiência sobretudo gratificante, por ter escutado tantas vozes das mais distintas proveniências lutar por um objetivo em comum: promover as engenharias e tecnologias entre as jovens estudantes, de modo a combater a ideia de que estas são áreas direcionadas para os homens”, acrescenta.

A frequentar o 2.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação, Sofia Vieira Pinto foi um dos 14 estudantes da U.Porto – e 50 a nível nacional – distinguidos este ano ao abrigo do Programa de Bolsas Huawei, destinado a estudantes nas áreas de tecnologia e engenharia que se destaquem pelo seu mérito académico.

Mais recentemente,  a estudante participou na sétima edição portuguesa do Seeds For The Future, o  programa de desenvolvimento de competências tecnológicas da gigante tecnológica chinesa.

Sobre o «Engenheiras por um dia»

Lançado no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual, o programa «Engenheiras por um dia» procura desconstruir a ideia de que as áreas de estudo ligadas às engenharias e tecnologias são domínios masculinos, combatendo assim os estereótipos que ainda hoje condicionam as escolhas educativas e de carreira das alunas do 3.º ciclo e do ensino secundário

Desde a primeira edição, em 2017, a iniciativa, que conta com a FEUP como entidade parceira, já alcançou 12 554 jovens, através de atividades práticas, sessões de role model e mentoria.

A 6.ª edição do programa conta com a participação de 162 entidades  – 55 escolas/agrupamentos de escolas, 19 instituições de ensino superior e 88 empresas, associações e municípios – que, em articulação, desenvolverão desafios de engenharia, visitas de estudo, ações de mentoria, de role model e workshops.

O programa é coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.