O projeto para uma sola com sistema de amortecimento inovador, dedicado a um segmento casual de calçado desportivo e direcionado ao público feminino, da autoria de Hugo Cardoso, estudante do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Universidade do Porto (parceria entre as faculdades de Engenharia e de Belas Artes) foi distinguido com uma menção honrosa na Bienal Iberoamericana de Design, que decorreu em Madrid entre os dias 20 e 22 de novembro.

O trabalho premiado nasceu de uma desafio lançado pela empresa Procalçado SA. e que visava o desenvolvimento ideias inovadoras no ramo do calçado , setor que, só em Portugal, mobiliza atualmente 278 empresas, 14 mil postos de trabalho e um volume de negócios anual de 1100 milhões de euros. Para tal, Hugo Cardoso focou-se no desenho bi- e tridimensional da sola e do sistema de amortecimento, recorrendo a tecnologias de digitalização tridimensional e softwares de modelação tridimensional e renderização.

“O estudo inicial da anatomia e antropometria do pé, assim como o seu papel na biomecânica da marcha, permitiu identificar as regiões que sofrem maior pressão e que mais necessitam de amortecimento”, esclarece o investigador.

Por outro lado, o estudo realizado ao setor do calçado desportivo casual permitiu perceber os componentes deste tipo de calçado e dos sistemas e tecnologias das principais marcas internacionais, assim como os materiais e processos mais utilizados. Tudo isso permitiu validar um novo conceito baseado num sistema cujo amortecimento é provocado pela compressão da estrutura da sola.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito da Dissertação de Mestrado no Ramo Design Industrial e contou com a supervisão dos professores Jorge Lino e Lígia Lopes, ambos docentes da FEUP, em estreita articulação com a empresa Procalçado SA.

Os trabalhos premiados na Bienal Iberoamericana de Design 2019  vão estar expostos, até 12 de janeiro de 2020, na Central de Diseño, Matadero, em Madrid.