(foto: DR)

Foram cerca de 40 as participantes no programa de talentos femininos “Do IT, Girls!” (foto: DR)

Rita Romana é estudante do 1.º ano do Mestrado em Ciência da Informação e ficou classificada nos melhores lugares do programa de talentos femininos em Tecnologias de Informação (TI) da Microsoft Portugal. “Do IT, Girls!” é o nome do primeiro Programa de Formação, Capacitação e Empregabilidade de jovens mulheres na área das TI, que permitiu a integração de cinco novos talentos no mercado de trabalho, entre os quais a estudante das faculdades de Engenharia e de Letras da Universidade do Porto (FEUP/FLUP).

Escolhidas entre cerca de 40 participantes do programa, as cinco selecionadas vão ter a oportunidade de iniciar a sua carreira profissional na Microsoft ou numa das mais de 3.000 empresas que compõem a sua rede de parceiros em Portugal, visando reforçar uma área maioritariamente dominada por homens. Este programa pretende assim desenvolver competências, criar oportunidades de carreira, reduzir o desemprego jovem e criar emprego qualificado na área das TIC, em particular junto do público feminino. Ao longo do processo e das quatro fases de seleção, as jovens desenvolveram e aprofundaram os seus conhecimentos na área da tecnologia, aprenderam a identificar oportunidades de carreira no setor e estabeleceram contacto com profissionais bem-sucedidos da indústria.

O programa “Do IT, Girls!” dirige-se a jovens mulheres entre os 18 e os 26 anos e pretende inspirar uma nova geração de talentos, ao mesmo tempo que valoriza o setor das TIC em Portugal. Promovida pela Microsoft Portugal, a iniciativa integra o programa europeu “Empowering Youth”, através do qual a Microsoft promove a partilha de conhecimento e disponibiliza as ferramentas necessárias ao desenvolvimento de competências, que permitam aos jovens a construção de uma carreira de sucesso, fundamentada nos seus objetivos pessoais e nas necessidades do mercado empresarial.