Cátia Ramos, estudante do Programa Doutoral em Biologia Celular e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), a desenvolver a sua investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), conquistou recentemente uma bolsa de mobilidade, atribuída pelo Grupo Espanhol de Investigacão em Vesículas Extracelulares (GEIVEX) no âmbito do programa “GEIVEX mobility fellowships 2022”.

Esta bolsa, no valor de 1.500 euros, permitirá à jovem investigadora estagiar durante três meses no prestigiado Center for Cooperative Research in Biosciences (CIC bioGUNE) em Biscaia, Espanha, onde irá aprender novas técnicas para a sua investigação em metabolismo do cancro gástrico.

Cátia Ramos está atualmente a “estudar o papel dos glicanos (hidratos de carbono complexos) das vesiculas extracelulares (uma espécie de nanopartículas naturais) libertadas por células de cancro gástrico na interação com o tecido adiposo”. O objetivo passa também por “explorar o metabolismo de células gástricas tumorais após interação com o tecido adiposo e como isso pode levar ao desenvolvimento de caquexia (perda de tecido adiposo e músculo ósseo) por parte do doente”, explica Daniela Freitas, investigadora do grupo «Glycobiology in Cancer” do do i3S e orientadora do projeto.

O trabalho conta ainda com a coorientação de Celso Reis, líder do mesmo grupo do i3S e docente do ICBAS.

Para a estudante/cientista, receber esta bolsa de mobilidade representa uma “grande honra”. “Vai-me permitir ter uma experiência internacional e crescer, tanto a nível pessoal como científico. A minha estadia no laboratório do investigador Falcón-Pérez proporcionar-me-á uma experiência única para aprender e trabalhar com um dos melhores especialistas na área metabolómica das vesiculas extracelulares”, enfatiza Cátia Ramos.

Além disso, acrescenta, “irei aprender técnicas novas, essenciais para o sucesso do meu projeto, e terei oportunidade de trabalhar num laboratório com tecnologia de ponta nesta área”.