A estudante Valentina Nardin, do 2.º ano do Mestrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é a Embaixadora de Carreiras na União Europeia (EU Careers Ambassador) para a U.Porto no ano letivo 2022/2023.

Nomeada em setembro passado, a jovem de 22 anos tem como missão servir de ponto de contacto entre os estudantes e diplomados da U.Porto e o Serviço Europeu de Seleção de Pessoal (European Personnel Selection Office), instituição responsável pela contratação de pessoal para as diversas instituições e agências da União Europeia.

“O meu principal papel passa pela promoção do acesso às vagas de emprego na União Europeia como uma das possibilidades a ser considerada pelos/as estudantes que, atualmente, preocupam-se com a sua entrada no mercado de trabalho e com a precariedade que encontram no mercado português”, apresenta-se a embaixadora EU Careers da U.Porto.

Do trabalho já realizado, Valentina Nardin destaca a “oportunidade de ter podido partilhar as informações sobre as carreiras europeias e vagas de estágio para públicos de cursos muito variados, que refletem a diversidade que a União Europeia procura nos seus concursos. Esta partilha deu-se em feiras de emprego, sessões sobre internacionalização, sessões one to one (online e presenciais) e num podcast, o que acredito retratar os meus esforços para diversificar as formas de acesso a estas informações”.

A “partilha ativa de vagas, eventos e outras informações nas redes sociais da EU Careers Portugal (Facebook, Instagram e LinkedIn)” tem sido outra das tarefas que a estudante vem desenvolvendo, juntamente com os restantes embaixadores nacionais. “Além disso, ressalto os trabalhos conjuntos que estamos a desenvolver junto ao CIEJD (Centro de Informação Europeia Jacques Delors) e à Representação da Comissão Europeia em Portugal, quer na criação e partilha de conteúdos, quer na organização e presença em eventos”.

Um “sonho” ao alcance de todos

Em jeito de balanço dos primeiros meses como Embaixadora, Valentina reconhece que estes “foram bastante importantes para perceber o impacto que tem a minha função na vida de estudantes que podem até já ter sonhado em  trabalhar para uma das instituições da União Europeia”. Até porque, diz em jeito de convite: “é ao entrar em contacto comigo e com os restantes embaixadores espalhados pelo país que passam a perceber que este sonho é uma realidade de mais fácil acesso do que imaginavam”.

Relativamente ao que ainda espera alcançar até final do mandato, Valentina Nardin lembra que “o objetivo principal passará sempre por empoderar o maior número de estudantes possível para a sua entrada no mercado de trabalho, através da partilha de oportunidades vantajosas de emprego e estágio nas instituições da União Europeia, assim como de informações sobre como se podem preparar para concorrer a estas vagas”.

Nos planos da Embaixadora está a participação “em pelo menos um evento em cada uma das unidades orgânicas da Universidade do Porto, como forma de mostrar que, da parte da UE, há espaço e vontade de trabalhar com todas as áreas de formação”. Em aberto está igualmente a participação em” eventos do Porto e região que não se limitam à Universidade, e para o que conto já com o apoio da Câmara Municipal do Porto e de projetos e associações estudantis de outras universidades”.

“Outro objetivo passa pela partilha da importância e impacto que tem a existência da União Europeia nas nossas vidas. Somos uma geração que marcadamente busca por empregos que reflitam os nossos valores, um “trabalho com propósito”, portanto a oportunidade em trabalhar nestas instituições de alto impacto a nível mundial é, de certeza, algo cativante e deve passar a ser considerada enquanto uma hipótese possível por mais pessoas”, explica.

Enquanto estudante da U.Porto, Valentina Vellinho Nardin tem desenvolvido estudos na área do comportamento do consumidor. Com um percurso académico marcado pelo associativismo estudantil, foi Tesoureira da Associação de Estudantes da FPCEUP, sendo atualmente a Presidente da Mesa da Assembleia Geral de Estudantes da AEFPCEUP e coordenadora do Projeto (E)Labora-te, focado no desenvolvimento profissional e pessoal dos e das estudantes da FPCEUP.

Os estudantes interessados podem contactar a Embaixadora EU Careers para a U.Porto através do e-mail [email protected].