Carolina Costa, estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), acaba de ser distinguida com o prémio de apoio à investigação atribuído pela Fundação Professor Ernesto Morais (FPEM). O financiamento, no valor de 15 mil euros, servirá para estudar a relação entre o microbioma intestinal e a resposta imunitária nos tumores dos doentes com cancro colorretal.

Apontado por especialistas como o terceiro tipo de cancro mais comum em termos mundiais, o cancro colorretal tem aumentado significativamente em adultos mais jovens, em vários países europeus. Para ajudar a combater este cenário, o projeto da estudante da FMUP pretende caracterizar o microbioma dos doentes, isto é, a comunidade de micro-organismos (bactérias, fungos e vírus) que nos habitam.

“Procuramos caracterizar o microbioma de doentes com cancro colorretal, as características do tumor e o tipo de resposta imune presente no microambiente tumoral, e estudar as relações entre estes”, refere Carolina Costa.

O apoio monetário abre assim a oportunidade de acelerar a realização deste projeto de investigação, cujos resultados, segundo a estudante, “poderão vir a ter um impacto clínico importante no tratamento dos doentes com este tipo de cancro”. Recorde-se que no último ano foram diagnosticados 10 mil casos de cancro colorretal, em Portugal.

O projeto é orientado por Céu Figueiredo e José Carlos Machado, ambos docentes da FMUP e investigadores do i3S/Ipatimup, e que têm vindo a desenvolver investigação relevante nesta área.

A FPEM foi criada em 2007, como homenagem a Ernesto Morais (1905-1986), médico e professor universitário catedrático de Patologia Geral da FMUP. O prémio monetário destina-se a apoiar projetos de investigação científica nas áreas de Genética e Imunologia, aos quais se podem candidatar os estudantes das duas escolas médicas do Porto – FMUP e ICBAS.